Combinando engenharia de ponta e uma proposta emocional entre piloto e máquina, a Yamaha conquistou novamente o prestigioso Red Dot Award na categoria Design Concept.
O reconhecimento em 2025 foi para o modelo conceitual Motoroid2, uma motocicleta que impressiona não apenas pelo visual futurista, mas principalmente por sua capacidade de se equilibrar sozinha — sem apoio de cavalete ou interação humana.
Apresentado originalmente em 2023, o Motoroid2 é a segunda geração do projeto lançado pela marca japonesa em 2017. A proposta vai além de um simples protótipo: a Yamaha define o modelo como um “companheiro para a vida toda”, capaz de se comunicar com o piloto por meio de estímulos visuais, movimentos e até toques — estabelecendo uma interação bidirecional inédita no setor.
Entre as principais inovações do Motoroid2 está o sistema Amsas (Advanced Motorcycle Stability Assist System), desenvolvido para manter a moto equilibrada mesmo quando está parada ou se movimentando em baixa velocidade. Essa tecnologia, segundo a fabricante, é o que permite à moto evitar quedas, facilitando manobras e aumentando a segurança do condutor.
Além disso, o modelo é equipado com o AMCES (Active Mass Center Control System), um sistema de inteligência artificial que detecta e responde aos movimentos e gestos do piloto. Essa tecnologia permite desde comandos autônomos até a movimentação coordenada da moto ao lado de seu condutor, como se fosse um animal de estimação mecânico.
Visualmente, o Motoroid2 aposta em um design orgânico e semitransparente, com linhas futuristas e uma proposta visual arrojada.
Um dos diferenciais é o LEAF, um sensor posicionado no centro do chassi que atua como uma interface sensorial, possibilitando comunicação não verbal. O próprio quadro da moto responde com luzes e vibrações, simulando “emoções” e reações ao ambiente ou ao piloto.
Com essa conquista, a Yamaha atinge sua quinta vitória no Red Dot Award na categoria de projetos conceituais. A empresa já havia sido premiada anteriormente pelos conceitos &Y01 (2017), Motoroid (2018), YNF-01 (2019) e e-plegona (2024).
Outro detalhe que diferencia o Motoroid2 das motocicletas convencionais é a ausência de guidão. Em vez disso, a direção é feita por reconhecimento facial e gestual, enquanto os punhos servem apenas como pontos de apoio para o corpo. A parte traseira da moto é montada em um braço oscilante inovador, que oferece suporte independente à suspensão dianteira, conferindo ao modelo uma movimentação fluida e adaptável.
Em uma ação que uniu arte e tecnologia, a Yamaha chegou a convidar uma bailarina para criar uma coreografia junto com o Motoroid2 no Japan Mobility Show, reforçando a proposta da marca de transformar a motocicleta em uma espécie de extensão sensível do corpo humano.
Apesar de ser apenas um protótipo, o Motoroid2 representa uma revolução conceitual para o futuro da mobilidade individual. Ao aproximar máquina e ser humano com inteligência artificial, sensores e design emocional, a Yamaha reforça seu papel como uma das líderes em inovação no setor automotivo — e coloca, mais uma vez, o Japão no centro das atenções no cenário global do design industrial. (Foto: divulgação; Fonte: Estadão Mobilidade; Folha Pernambuco)