Chega a 36 o número de mortos pelas chuvas no litoral de SP

direitaonline



O município de São Sebastião (SP), principalmente na região da Costa Sul, foi o mais afetado pelos temporais que acometeram o litoral de São Paulo nesse fim de semana. As regiões da Barra do Sahy e Juquehy estão isoladas em razão das quedas de barreiras ao longo da rodovia.

Os serviços de água, luz e telefonia estão comprometidos em razão da queda de postes e o carreamento de sedimentos para as estações de tratamento de água. As concessionárias responsáveis atuam para restabelecer o fornecimento dos serviços essenciais.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, decretou Estado de Calamidade na cidade e recebeu o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, que permaneceu desde a manhã até à noite no município, acompanhando a coordenação das equipes das forças públicas da cidade, Estado e União.

A prioridade segue no socorro às vítimas e no fornecimento aos mais de 970 desalojados e 747 desabrigados. Até o momento, segundo o governo de São Paulo, foram confirmados 36 óbitos, sendo 35 em São Sebastião e um em Ubatuba. Outras 40 pessoas estão desaparecidas.

 

As instalações do Instituto Verdescola, na Barra do Sahy, em São Sebastião, estão sendo utilizadas para abrigar vítimas que morreram por conta das chuvas no Litoral Norte de São Paulo. Ao menos 24 corpos estão na ONG nesta segunda-feira (20). Além disso, um hospital com profissionais de saúde e voluntários foi improvisado no local para prestar atendimento aos feridos.

Os reforços para socorrer os moradores estão sendo levados em aeronaves por conta dos vários pontos de interdição e pelo risco de novos deslizamentos. Equipes de resgate com policiais militares, oficiais do Exército e bombeiros estão chegando com medicamentos e alimentos nesta manhã.

Segundo a Polícia Civil, os corpos de 11 dos 35 mortos contabilizados na cidade começaram a ser transportados durante a madrugada para o Instituto Médico Legal (IML). Entre as vítimas, ao menos quatro são crianças.

Exército
O governador Tarcísio de Freitas solicitou apoio ao Exército Brasileiro para ações de atendimento às vítimas das chuvas no Litoral Norte, nas operações de resgate e transporte de feridos. O Comandante do Exército autorizou o emprego de tropas do Comando Militar do Sudeste, atendendo a solicitação.

Serão empregados 02 (duas) aeronaves, um HM-1 Pantera e um HM-4 Jaguar, com as respectivas equipes de busca e salvamento. Ambas já decolaram em direção do Litoral Norte. Técnicos do batalhão de Engenharia de Pindamonhangaba atuarão nos trabalhos de resgate de desobstrução da BR-101.

 

As equipes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro seguem durante a noite e madrugada com as atividades de busca, resgate e salvamento às vítimas das fortes chuvas que castigaram as cidades de São Sebastião e Ubatuba, litoral norte de São Paulo. O governador Tarcísio de Freitas e o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel Henguel Ricardo Pereira, permanecem na região acompanhando os trabalhos e nesta segunda-feira (20) se reúnem com representantes do Governo Federal.

Mais de 130 equipes, com o apoio de 23 viaturas e sete aeronaves, estão empenhados nas ações, que estão concentradas na região da Barra do Sahy e Camburi, em São Sebastião. Outros 80 policiais reforçarão as atividades a partir dessa segunda-feira (20). A atuação é de forma suplementar às ações da Defesa Civil Municipal.

 

Segundo o governo paulista, mais de 500 pessoas, entre servidores das forças de segurança e resgate do Governo do Estado de São Paulo, das Forças Armadas, da Polícia Federal, da prefeitura municipal de São Sebastião e voluntários, seguem empenhadas nas ações de resgate, salvamento e identificação das vítimas das fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte ao longo do fim de semana.

As atividades tiveram início no domingo (19) e seguem de forma ininterrupta, com o apoio de 53 viaturas do Corpo de Bombeiros, dois cães especializados na busca de pessoas, 53 maquinários, sete helicópteros Águia do Comando de Aviação da Polícia Militar e outras duas aeronaves do Exército Brasileiro. Mais três helicópteros Águia deverão chegar nessa segunda-feira (20) para auxiliar nos trabalhos.

 


Fontes: Governo de SP; Prefeitura de São Sebastião; G1
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Sebastião

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Ministério da Cultura promete mais apoio federal ao Carnaval

A ministra da Cultura do governo Lula (PT), Margareth Menezes, anunciou ontem (19) que o Ministério da Cultura e o governo federal vão apoiar o carnaval nas diferentes partes do Brasil, descentralizando leis de fomento e ‘estimulando’ empresas e a sociedade a investirem mais na cultura via leis de incentivo. […]