Morre ‘Seu Tuta’, empresário e fundador da Jovem Pan, aos 93 anos

direitaonline



O empresário e comunicador Antônio Augusto Amaral de Carvalho, amplamente conhecido como Tuta, faleceu nesta segunda-feira (4), em São Paulo, aos 93 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, enfrentando problemas de saúde.

Tuta, filho de Paulo Machado de Carvalho, marcou sua trajetória como diretor-presidente do Grupo Jovem Pan, cargo que ocupou de 1973 a 2014, consolidando-se como uma figura essencial na história do rádio no Brasil.



Sua carreira é lembrada pela contribuição notável à comunicação brasileira, especialmente pelo impacto inovador que trouxe à Jovem Pan, transformando a emissora em um dos principais veículos de radiodifusão do país.

A confirmação de sua morte foi feita pela própria Jovem Pan, que emitiu uma nota de pesar: “É com imenso pesar que o Grupo Jovem Pan anuncia o falecimento de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, aos 93 anos. Fundador da Jovem Pan, Seu Tuta, ícone da comunicação, revolucionou a história da Rádio Jovem Pan e marcou época na televisão. Ele estava internado no hospital Sírio Libanês com a saúde debilitada. Pai, marido, avô, bisavô e querido por centenas de funcionários”. Assista abaixo!

Perfil
Antônio Augusto Amaral de Carvalho, mais conhecido pela alcunha de “Tuta”, é filho de Paulo Machado de Carvalho e foi diretor-presidente da Rádio Jovem Pan entre 1973 e 2014, ano em que deu o cargo para seu filho Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha. Nascido em São Paulo, começou sua vida profissional na Rádio Panamericana em 1949.

A carreira de Antonio Augusto Amaral de Carvalho no meio jornalístico teve início no final da década de 1940. Tuta foi idealizador e comandou os programas que impactaram gerações, no rádio e na televisão.



Na década de 1960, na TV Record, criou os festivais, que além de marcarem época, contribuíram para a explosão de movimentos como a Tropicália e a Jovem Guarda. Nessa trilha de êxito, ele formatou programas como a “Família Trapo”, que tinha no elenco estrelas como Jô Soares, Hebe Camargo e Ronald Golias.

Determinado a implementar um jornalismo de credibilidade 24 horas por dia, colocou como prioridade a informação e prestação de serviço, no que seria a transformação da antiga Rádio Panamericana em Jovem Pan, já na década de 1970.



Ele foi responsável, ainda, pelas primeiras transmissões esportivas ao vivo a partir de estádios fora do eixo Rio-São Paulo. Foi também o primeiro empresário da comunicação a apostar na transmissão em streaming pela internet, quando idealizou a Jovem Pan Online.



“Uma das marcas da personalidade de Seu Tuta é a valorização do trabalho em equipe, premissa nas redações e nos bastidores do rádio e da TV. É por isso que o título de sua biografia carrega a frase: “Ninguém faz sucesso sozinho”. A obra venceu o Grande Prêmio da Crítica da APCA. Este foi apenas um entre tantos prêmios e homenagens recebidos pelo empresário ao longo da trajetória profissional vitoriosa”, define o comunicado da Jovem Pan. (Foto: reprodução Jovem Pan; Fontes: Jovem Pan; Metrópoles)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

F1 divulga câmera onboard de Hamilton pilotando McLaren histórica de Senna

O domingo do GP de São Paulo ficará marcado na memória da Fórmula 1 e dos fãs brasileiros. Em uma homenagem ao lendário Ayrton Senna, o piloto britânico e sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton emocionou o público ao assumir o volante de um dos carros mais icônicos de Senna: […]