Moraes convida “qualquer brasileiro” para teste de segurança nas urnas

direitaonline



O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, anunciou na manhã dessa quinta-feira (24) a abertura das inscrições para o ‘Teste Público de Segurança’ das urnas eletrônicas e dos sistemas eleitorais.

Segundo o ministro, “qualquer brasileira ou brasileiro pode participar, de forma individual ou em grupos de até cinco pessoas”.

Na abertura da sessão da Corte, ele destacou a importância do momento para permitir que especialistas em tecnologia, os chamados ‘hackers do bem’, realizem testes nas urnas e sistemas eleitorais.

O objetivo é verificar a segurança e identificar eventuais vulnerabilidades, visando sempre aprimorar a proteção das urnas.

O teste tem como propósito fornecer uma oportunidade para que especialistas possam analisar os sistemas que serão utilizados nas eleições e, se necessário, identificar fragilidades que possam ser corrigidas antes do pleito.

A sétima edição do evento acontecerá entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, nas instalações do TSE. As inscrições estão abertas no site do TSE na internet. Clique AQUI para ver o edital.

Durante o teste público de segurança, os participantes estarão autorizados pelo TSE a avaliar os sistemas empregados na geração de mídias das urnas, no processo de votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, ‘incluindo tanto o hardware da urna eletrônica quanto seus softwares incorporados e os sistemas de apoio às auditorias relacionadas ao software da urna’.

Ele afirmou que a preparação para as próximas eleições começa imediatamente após o término de uma eleição, citando especificamente as eleições municipais de 2024, que serão presididas por Cármen Lúcia.

E veja também: Governo critica Argentina por cobrança de pedágio em hidrovia. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor?
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: CNN; Agência Brasil
Foto: reprodução Itamaraty

Gostou? Compartilhe!
Next Post

STF tem maioria para descriminalizar porte de maconha; Mendonça pede vista

O Supremo Tribunal Federal (STF) contabilizou nessa quinta-feira (24) cinco votos pela descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal. Apesar dos votos proferidos, um pedido de vista (mais tempo para analisar o caso) feito pelo ministro André Mendonça suspendeu o julgamento. Não há data para retomada. O placar do […]