Moraes nega prisão domiciliar a condenada do ‘8 de Janeiro’ internada após surto psicótico

direitaonline



Joanita de Almeida, residente de Juiz de Fora (MG), teve seu pedido de prisão domiciliar negado por Alexandre de Moraes na segunda-feira (1º). Condenada a 16 anos e 6 meses de prisão pelos atos do ‘8 de janeiro’ de 2023 em Brasília, Joanita enfrenta sérios problemas de saúde mental, conforme relato de sua defesa.

Além da negativa ao pedido de prisão domiciliar, Moraes determinou que o Juízo da Execução da Comarca de Juiz de Fora realize um exame para avaliar a sanidade mental de Joanita.

Ela havia sido diagnosticada com transtorno misto ansioso e depressivo, ansiedade, epilepsia e transtorno afetivo bipolar, de acordo com seu defensor.

Internada no Hospital Ana Nery após um surto psicótico em maio, Joanita estava sem a medicação adequada, conforme explicou seu advogado, Luiz Eduardo Lima.

Joanita respondeu por crimes como: “golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada”.

Após passar cerca de 10 meses presa, sua prisão foi convertida em domiciliar com tornozeleira eletrônica. No entanto, após sua condenação em fevereiro deste ano, ela recorreu da decisão e aguardava o resultado em liberdade até ser internada novamente por um novo surto psicótico. Uma nova ordem de prisão foi emitida enquanto ela estava no hospital, e Joanita foi detida após receber alta.

A defesa de Joanita agora aguarda a realização do exame médico determinado pelo ministro. “Vamos aguardar o cumprimento dessa ordem do ministro para a realização do exame. Acredito que ocorrerá até quinta-feira”, afirmou o advogado Luiz Eduardo Lima. Ele ressaltou que, com o exame, a defesa buscará recursos processuais para proteger a saúde de Joanita, recorrendo à semi-inimputabilidade ou à inimputabilidade.

Joanita Almeida era presidente da Associação Assistencial Derlando Ferreira Fernandes, que tinha contratos com a prefeitura de Juiz de Fora para a prestação de serviços educacionais em creches municipais. A organização atende a crianças carentes. E mais: Com presença de Javier Milei, CPAC Brasil começa hoje (6). Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução G1; Fontes: UOL; G1)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Polícia encontra galão do material radioativo furtado em SP

Um dos cinco galões de material radioativo, furtados juntamente com uma picape no último domingo (30) na Zona Leste de São Paulo, foi encontrado aberto na tarde desta sexta-feira (5) pela polícia. O galão estava em um desmanche de veículos roubados no Jardim Marilu, na mesma região da capital paulista. […]