No cenário do Supremo Tribunal Federal (STF), o clima hoje (9) foi de descontração em dado momento, quando anunciado o resultado de uma eleição ‘interna’. Alexandre de Moraes fez uma piada após perder a eleição para a vice-presidência da Corte.
O resultado, que registrou 10 votos a favor de Edson Fachin e apenas 1 voto para Moraes, segue uma tradição peculiar do STF, onde os ministros não votam em si mesmos durante as eleições internas. “É que a votação não foi no TSE”, brincou Moraes, provocando risos entre os colegas.
Vale lembrar que o ministro também preside o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que adicionou um toque de ‘ironia’ à situação.
No entanto, a resposta de Gilmar Mendes trouxe um sorriso a mais para a ocasião. “Vai colocar esse pessoal no inquérito”, retrucou Mendes, em uma referência aos ministros que votaram a favor de Fachin.
A eleição para o comando do STF segue um critério de antiguidade, no qual os magistrados votam no membro mais antigo que tenha passado mais tempo sem exercer a presidência. Assista abaixo!
A eleição do presidente do Supremo é uma mera formalidade, visto que há uma tradição de antiguidade para assumir a função. É eleito sempre o ministro mais antigo que ainda não presidiu o tribunal, e para vice o segundo mais antigo.
É praxe que o ministro que assumirá a… pic.twitter.com/myIfFVVCFi
— Leandro Ruschel 🇧🇷🇺🇸🇮🇹🇩🇪 (@leandroruschel) August 9, 2023
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander