Alexandre de Moraes tem cobrado desde o ano passado que a Polícia Federal (PF) realize uma perícia na rede social X. A solicitação foi feita em setembro de 2024, como parte de uma investigação que o STF abriu contra o empresário sul-africano Elon Musk. A reportagem é do UOL.
A PF foi notificada desta ordem em 9 de setembro de 2024. A determinação veio de Moraes, atendendo a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), para que as justificações da empresa X sobre lives e outras postagens de perfis de direita, bloqueados por Moraes durante a investigação sobre ‘milícias digitais’ no ano anterior, fossem verificadas. Até hoje, no entanto, nenhuma resposta foi fornecida. O ministro reforçou sua solicitação em novembro do ano passado.
No dia 3 de fevereiro de 2025, o STF emitiu um documento confirmando que ainda não houve resposta à determinação. Desde então, conforme o UOL, a PF não se manifestou oficialmente sobre este caso ao Supremo. Quando procurada, a PF declarou que não comenta sobre investigações em curso.
As transmissões ao vivo de investigados levaram Moraes a solicitar à PF a abertura de um inquérito contra Musk em abril do ano passado.
A empresa negou qualquer auxílio aos perfis bloqueados. Antes de requerer a perícia da PF, Moraes exigiu explicações da X no Brasil, após as atividades dos perfis bloqueados terem sido monitoradas pela Polícia Federal.
Em abril do ano passado, a empresa negou ao STF que tivesse ajudado esses perfis a contornar os bloqueios impostos por Moraes.
A companhia declarou que uma “falha técnica” permitiu que alguns perfis fossem acessados no aplicativo para celulares. Após essas justificações, Moraes enviou o caso para análise pericial pela PF, que desde setembro ainda não se pronunciou. E mais: Lula pede que brasileiros façam caminhada. Clique AQUI para ver. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Poder360)