Alexandre de Moraes bloqueou a conta bancária da filha de 15 anos do jornalista Oswaldo Eustáquio, que está no Paraguai. O fato aconteceu em março deste ano, mas as informações só se tornaram públicas agora a partir de uma reportagem do portal UOL. O caso corre em sigilo de Justiça, e o STF não divulgou mais detalhes sobre o assunto.
Já Oswaldo recebeu asilo político do país vizinho, mas para Justiça do Brasil é considerado foragido há sete meses.
Aa decisão de bloqueio foi tomada três meses atrás sob a justificativa de que Oswaldo pediu aos seus seguidores que fizessem doações através da conta bancária da adolescente.
O advogado da garota, Ricardo Vasconcellos, classificou a medida como “absurda” e argumentou que o jornalista nunca teve acesso à conta bancária nem aos valores nela contidos.
Vasconcellos também explica que bloqueio ocorreu sem que a Procuradoria-Geral da República fosse ouvida e com base em um relatório do TSE de março do mesmo ano, mesmo fora do período eleitoral. A defesa pretende reiterar o pedido de desbloqueio dos valores da filha.
O jornalista, que está vivendo em exílio no Paraguai, não apresentou nenhum recurso contra a decisão do STF.
Segundo a defesa, uma nova conta bancária foi aberta em nome da filha e essa continua ativa. “A defesa técnica considera o bloqueio da conta da adolescente absurdo, uma vez que os recursos dessa conta sempre foram utilizados para as despesas pessoais de Mariana e para a compra de ração para seus cachorrinhos”, afirmou o advogado.
E veja também: STF marca julgamento de Carla Zambelli (PL-SP). Clique AQUI para ver.