Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-ministro da Justiça Anderson Torres a comparecer ao velório e sepultamento de sua mãe, Amelia Gomes da Silva Torres, neste sábado (30), em Brasília.
A decisão considerou o caráter humanitário do pedido, mesmo diante das medidas cautelares impostas a Torres, que está em liberdade provisória.
A autorização foi detalhada em documento encaminhado à defesa do ex-ministro. Moraes destacou que a decisão é temporária e não exime Torres do cumprimento das demais condições legais. “Ressalte-se o caráter provisório da presente decisão, que não dispensa o requerente do cumprimento das demais medidas cautelares”, afirmou o ministro.
Amelia Torres faleceu na manhã de sexta-feira (29), após enfrentar um câncer. O velório e o sepultamento serão realizados no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, em Brasília. Como o local está fora dos limites previamente estabelecidos pela Justiça, a defesa precisou solicitar autorização específica para a ocasião.
Os advogados argumentaram que a presença de Torres não compromete as investigações em curso. “A autorização que se almeja não acarretará qualquer prejuízo à investigação; seja porque foi fixada há mais de um ano e cinco meses sem qualquer intercorrência; seja porque o requerente permanecerá sendo monitorado por tornozeleira eletrônica”, reforçou a defesa no pedido.
Anderson Torres segue utilizando tornozeleira eletrônica e não poderá deixar o Distrito Federal. O ex-ministro é um dos 37 indiciados no inquérito da Polícia Federal que apura os atos do ‘8 de janeiro’ de 2023. (Foto: EBC; Fonte: UOL)