GM anuncia cancelamento de demissões após decisão do TST

direitaonline



A General Motors (GM) anunciou neste sábado, 4 de novembro de 2023, a revogação das 1.245 demissões que haviam sido anunciadas nas fábricas de São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes no mês de outubro.

Essa decisão da empresa ocorreu um dia após o Tribunal Superior do Trabalho (TST) rejeitar o pedido de liminar da montadora para manter as demissões. A GM planeja realizar uma reunião na próxima segunda-feira, 6 de novembro, com representantes dos três sindicatos envolvidos.

Para os trabalhadores e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, essa reviravolta representa uma ‘conquista histórica’. Valmir Mariano, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, destacou a determinação da categoria ao afirmar: “A retomada dos empregos é uma vitória histórica, fruto da forte luta dos trabalhadores das 3 cidades. Foram 13 dias de greve e muita união em defesa dos empregos. Mostramos a força da nossa categoria.”

As demissões iniciais, que abalaram as comunidades de São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes, haviam afetado aproximadamente 200 trabalhadores, que receberam a notícia por e-mail e telegrama em 21 de outubro.

Além disso, na manhã de 25 de outubro, outros 800 funcionários foram demitidos em São José dos Campos. Como resposta a essa situação, os metalúrgicos da GM decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir de 23 de outubro, exigindo o cancelamento das demissões.

No final de outubro, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região determinou a reintegração dos funcionários demitidos, contribuindo para a revogação das demissões anunciada posteriormente pela GM.

A montadora justifica os cortes afirmando que se devem a uma “queda nas vendas e nas exportações”, o que teria gerado a necessidade de “adequar seu quadro de empregados”.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: Poder360
Foto: divulgação

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Partido Liberal (PL) recorre ao STF contra setor de ‘combate à desinformação’ do governo Lula (PT)

O Partido Liberal (PL) questiona, no Supremo Tribunal Federal (STF), o decreto do governo Lula (PT) que reestruturou a Advocacia-Geral da União (AGU) e criou um setor responsável pelo ‘enfrentamento à desinformação’ sobre políticas públicas. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1093 foi distribuída ao ministro Dias Toffoli. […]