No último sábado (27), mísseis russos atingiram instalações elétricas no centro e no oeste da Ucrânia, aumentando a pressão sobre o sistema de energia do país, que já enfrentava dificuldades. Este foi o quarto ataque aéreo em grande escala direcionado ao sistema de energia desde 22 de março.
De acordo com a DTEK, maior empresa privada de eletricidade da Ucrânia, quatro de suas seis usinas térmicas sofreram danos durante o ataque. Equipes de resgate trabalharam para conter incêndios em várias instalações de energia nas regiões de Lviv e Ivano-Frankivsk, que fazem fronteira com a Polônia e a Romênia, membros da Otan.
Além disso, após os ataques a instalações de energia na região central de Dnipropetrovsk, o fornecimento de água corrente foi interrompido em Kryvyi Rih, cidade natal do presidente Volodymyr Zelenskiy. As defesas aéreas ucranianas conseguiram derrubar 21 dos 34 mísseis recebidos, conforme anunciado pelo comandante da Força Aérea em comunicado.
Nenhuma das instalações atingidas foi identificada pelo nome, medida de segurança destinada a impedir que a Rússia avalie rapidamente o impacto de seus ataques.
Embora a Rússia tenha iniciado sua invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022, nega ter como alvo civis, afirmando que o sistema de energia ucraniano é um alvo militar legítimo.
Autoridades ucranianas relataram que um trabalhador do setor de energia ficou ferido durante o ataque. Em Kharkiv, no nordeste do país, que tem sido fortemente bombardeada nas últimas semanas, um míssil atingiu um hospital com 60 pacientes, ferindo uma mulher e causando danos ao prédio, tubulações de água e linhas de energia próximas, conforme relatado pelo governador regional.
Enquanto isso, a Ucrânia, tentando se recuperar na batalha contra a Rússia nos últimos meses, usou drones de longo alcance para atacar as refinarias de petróleo de Ilsky e Slavyansk, na região russa de Krasnodar, durante a noite. Segundo uma fonte da inteligência ucraniana à Reuters, o ataque de drone conduzido pelo serviço de segurança SBU causou incêndios nas instalações. O aeródromo militar russo de Kushchevsk também foi atacado na região sul, acrescentou a fonte.
A refinaria de petróleo de Slavyansk foi forçada a suspender algumas operações depois de ter sido danificada no ataque, informou a agência de notícias estatal russa TASS, citando um executivo que supervisiona a fábrica. As autoridades ucranianas afirmam que o país perdeu 80% de sua geração de energia térmica e 35% de sua capacidade hidrelétrica durante os ataques russos.
Embora o núcleo do sistema de energia provenha da energia nuclear, essa capacidade perdida desempenha um papel crucial no equilíbrio da rede, e sua perda pode representar um grande problema quando o consumo aumentar mais à frente neste ano, alertam as autoridades. E mais: Lembra dela? Charlotte Church revela que perdeu fortuna de R$ 160 milhões. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Reuters)
Today’s Russian missile attack targeted Ukraine’s energy system and its various facilities, including the power grid and the gas transit system, particularly the gas infrastructure that ensures the security of deliveries to the EU.
It is critical that such strikes do not become… pic.twitter.com/I6IYjJq8ha
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) April 27, 2024