Ministros do TST ligados a Lula tentam barrar advogado de Arthur Lira em eleição do tribunal

direitaonline



Advogados ligados a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se articulam para ipedir Adriano Costa Avelino, advogado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), no processo de indicação para a vaga aberta no Tribunal Superior do Trabalho.

Segundo informações da coluna de Roseann Kennedy, do Estadão, os próprios ministros do TST mais próximos ao governo petista se dizem “constrangidos” com essa possibilidade e não pretendem votar em Avelino.

Nesta segunda-feira (22), o TST vai eleger três nomes de uma lista com seis nomes entregue pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A disputa é pela cadeira reservada à advocacia de Emmanoel Pereira, ministro aposentado em 2022.

Desses, uma lista tríplice a ser fechada pelo TST, então, será entregue a Lula. O petista indicará um dos três nomes ao Senado, responsável pela sabatina e aprovação.

Esses magistrados com trânsito no Palácio do Planalto temem uma ‘agenda negativa’ junto ao governo se o nome do advogado de Lira for eleito, indica a colunista.

Avelino já defendeu ‘guilhotina’ para Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff. ‘Mas antes tem que cortar a língua para pararem de latir’, afirmou, em março de 2016.”

Segundo a reportagem, um novo ponto de tensão entre Lula e Lira, que estão com a relação estremecida e devem se encontrar ainda nesta semana.”

Em declaração ao Estadão em junho de 2023, Lira afirmou que Avelino é seu ‘amigo’ e ‘excelente advogado’. Já Avelino confirmou à época que advoga para o presidente da Câmara, mas que ‘isso não se mistura com a parte política’.”

Outro nome considerado competitivo para a vaga é o do advogado Emmanoel Campelo de Souza Pereira, filho do ministro aposentado na mesma cadeira.

Também estão no páreo os advogados Antonio Fabrício de Moratos Gonçalves, ligado a setores do PT e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); Natasha Deschoolmeester, Roseline Morais, Raimar Rodrigues Machado. E mais: Lula lança programa ‘Acredita’. Clique AQUI para ver. (Foto: Palácio do Planalto; Fonte: Estadão)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Sistema de pagamentos do governo é invadido, e há suspeita de desvio de recursos

No mês de abril, o sistema de administração financeira do governo federal, conhecido como Siafi, foi alvo de uma invasão que levantou suspeitas sobre desvio de recursos públicos. A Polícia Federal está investigando o caso, com o apoio da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), após suspeitas de que os invasores […]