Na última terça-feira (17), o ministro Gurgel de Faria, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu se retirar da sessão da Primeira Turma, que se dedica a questões de direito público. O motivo para sua saída foi um desentendimento com a ministra Regina Helena Costa, que tentava apresentar seu voto sobre um recurso que estava sob sua responsabilidade.
Durante a tentativa de leitura, Gurgel interrompeu a colega diversas vezes, solicitando que ela deixasse sua exposição para uma próxima ocasião, já que o presidente da Primeira Turma, ministro Paulo Sérgio Domingues, havia pedido vista do processo, o que implica em mais tempo para a análise. Gurgel argumentou que o conteúdo do voto de Regina Helena já tinha sido discutido pelos outros membros do colegiado. “Cá entre nós, a gente já leu”, disparou.
Por sua vez, a ministra enfatizou que desejava compartilhar seu voto com o público presente, uma vez que a sessão estava sendo transmitida ao vivo pelo canal do STJ no YouTube.
“Mas que público, ministra Regina?”, questionou Gurgel, em um tom de descontentamento, ao notar o silêncio dos demais homens na sala. Em seguida, o ministro pediu licença ao presidente e deixou o plenário. Assista abaixo! (Foto: Congresso em Foco)