Ministro da Justiça pede à Polícia Federal abertura de inquérito contra instituto de pesquisas

direitaonline



O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, determinou, nesta terça-feira (4), que a Polícia Federal abra uma investigação sobre institutos de pesquisa de intenção de voto que erraram as previsões para as eleições deste ano.

“Acabo de encaminhar à #PF , pedido de abertura de inquérito sobre a atuação dos institutos de pesquisas eleitorais. Esse pedido atende a representação recebida no #MJSP , q apontou “condutas que, em tese, caracterizam a prática de crimes perpetrados” por alguns institutos”, afirmou Torres em suas redes sociais.

 

As principais empresas do país que fazem levantamentos sobre a preferência do eleitorado brasileiro erraram diversas previsões para o primeiro turno deste ano, que aconteceu no domingo (2). Algumas amostras, por exemplo, davam menos de 40% dos votos para o presidente Jair Bolsonaro (PL), que teve mais de 43% dos votos.

Para que o Ministério da Justiça comunique a PF sobre a necessidade de investigação, é necessário que ocorra uma representação por parte de alguém que se sinta prejudicado. No caso dos institutos de pesquisa, a comunicação de crime foi protocolada pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

Segundo Torres, em entrevista à Record, os institutos de pesquisa podem ter incorrido em divulgação fraudulenta de pesquisa eleitoral, crime previsto na lei das eleições. “É um crime que, em tese, induz as pessoas a tomar a sua decisão. Fere o direito constitucional do voto, da livre decisão do cidadão. Então, é extremamente importante a apuração para evitar esse tipo de conduta. Se realmente houve, precisa ser investigado e precisa ser punido.”

Ainda de acordo com o ministro, “em uma era que se fala tanto de fake news, se uma pesquisa é falsa, fraudulenta, não tem fake news maior do que essa em um momento tão importante para a nação quanto é a eleição. A eleição presidencial principalmente, que vai decidir o rumo do país”, frisou.

E veja também: PDT decide apoiar Lula; Ciro grava vídeo tímido sem citar nome do petista. Clique AQUI para ver.


Fonte: Record

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Governador eleito do RJ, Claudio Castro confirma apoio a Bolsonaro contra Lula

O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, anunciou apoio ao presidente Jair Bolsonaro no segundo turno, contra Lula (PT). “Como eu sou do partido do presidente, eu sou apoiador do presidente… Não tinha como não vir aqui e tentar me esforçar muito para o Rio ser a capital da […]