Ministro da Justiça de Lula nomeia advogado crítico da lava-jato

direitaonline



Anunciado por Lula (PT) como seu futuro Ministro da Justiça, Flavio Dino anunciou nessa segunda-feira (20) o novo secretário nacional da justiça: será o conhecido advogado criminalista Augusto de Arruda Botelho, ligado ao grupo Prerrogativas.

Candidato a deputado federal não eleito nas eleições deste ano, Augusto de Arruda Botelho foi advogado de réus da Lava Jato e um dos principais críticos da operação. Como secretário nacional de Justiça, Botelho promoverá a política de Justiça da pasta e cuidará de questões como o fechamento de acordos internacionais e o acolhimento a refugiados.

 

Em entrevista ao Estadão, Botelho disse que recebeu o convite de Flávio Dino como “um grande desafio, muito honrado, impactado e emocionado” e que, por não ter participado da equipe de transição, vai se reunir com o futuro ministro antes de comentar os planos à frente da secretaria. O primeiro encontro deve acontecer nesta quarta-feira (21).

Além de “oponente” de Caio Copolla na CNN, Botelho também é conhecido por sua crítica à operação lava-jato e classificou a operação como o maior escândalo da história do poder judiciário brasileiro”.

Em uma entrevista a um canal no youtube, em 2021, Botelho afirmou: “Eu atuei na Lava Jato desde o início, praticamente desde as primeiras fases da operação. Hoje atuo, mas bem menos do que em determinado momento da minha carreira. Durante pelo menos dois anos foi o caso que de longe, mais tomou o meu tempo e o meu escritório. Eu advoguei para várias pessoas da Lava Jato, eu fui advogado da Odebrecht durante alguns anos da operação. A Lava Jato foi uma operação que sim tem seus méritos, obviamente desnuda um esquema de corrupção que precisava ser exposto, processou, condenou e prendeu pessoas que precisavam dessa resposta. Recuperou bilhões para o país, portanto eu não sou apenas críticas à Lava Jato, mas ao mesmo tempo eu sou muito crítico desde os primórdios da Lava Jato”.

Outros nomes
O secretário de Controle e Transparência do Espírito Santo, Edmar Moreira Camata, será o novo-diretor geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em anuncio feito hoje (20) por Flávio Dino.

Dino também anunciou a composição da cúpula da Polícia Federal (PF), que estará sob o comando do delegado Andrei Passos Rodrigues. Segundo o futuro ministro, a PF atuará com mais “complexidade e densidade” no próximo governo. Será criada uma diretoria exclusiva para Amazônia e Meio Ambiente.

Confira os nomes anunciados hoje:
• Diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal: Edson Camata, secretário de Controle e Transparência do Espírito Santo. Servidor concursado da PRF, mestre em políticas anticorrupção pela Universidade de Salamanca, com especializações em gestão integrada em segurança pública e em ministério público e defesa da ordem jurídica.

• Secretaria Nacional de Justiça: Augusto de Arruda Botelho, advogado criminalista, especialista em direito penal econômico pela Universidade de Coimbra (Portugal), em direito penal pela Universidade de Salamanca e mestrando em direito penal Econômico pela Fundação Getulio Vargas. Candidato a deputado federal não eleito pelo PSB.

Cúpula da Polícia Federal:
• Ricardo Saadi, delegado: Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado;
• Ademir Dias Cardoso Junior: Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação;
• André Luis Lima Carmo: Diretoria de Administração e Logística;
• Guilherme Monseff de Biagi: Diretoria de Gestão de Pessoas;
• Helena de Rezende: Corregedoria-Geral
• Humberto Freire de Barros: Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente;
• Luciana do Amaral Alonso Martins: Diretoria de Ensino;
• Luiz Eduardo Navajas Telles Pereira: Chefia de Gabinete;
• Otávio Margonari Russo: Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos;
• Roberto Reis Monteiro Neto: Diretoria da técnico-científica da PF;
• Rodrigo de Melo Teixeira: Diretoria de Polícia Administrativa;
• Rodrigo Morais Fernandes: Diretoria de Inteligência da PF;
• Valdecy Urquiza: Diretoria de Cooperação Internacional.

E veja também: Verba do ‘orçamento secreto’ será divida entre deputados e governo de Lula (PT). Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fontes: Agência Brasil; Estadão
Imagem: reprodução

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Polícia Civil de MG identifica 267ª vítima do rompimento de Brumadinho

A 267ª vítima do rompimento da barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), foi identificada nesta terça-feira (20) pela Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do Instituto Médico Legal (IML). Com um exame de DNA, a instituição confirmou a identidade de Cristiane Antunes Campos, que tinha 35 anos à […]