Geraldo Alckmin anunciou ontem (10) uma lista com 36 novos nomes para fazer parte da chamada “equipe de transição”. Os indicados estão distribuídos em seis novos grupos técnicos: comunicações; direitos humanos; igualdade racial; planejamento, orçamento e gestão; indústria, comércio, serviços e pequenas empresas; e mulheres.
Os ex-ministros de gestões petistas Guido Mantega e Paulo Bernardo também foram anunciados no “time”. Bernardo integrará o grupo da pasta de Comunicação. Já Mantega fará parte do grupo responsável pelas áreas de Planejamento, Orçamento e Gestão.
O nome de Mantega na equipe da Economia, inicialmente, foi visto com pessimismo pelo mercado devido à gestão dele frente à Fazenda no governo da ex-presidente Dilma Rousseff. Esse anúncio aliado às falas de Lula sobre aumento de gastos públicos fez os investidores terem um dia de pânico, com queda na Bolsa e disparada do dólar. Clique AQUI para ver.
Ministro da Fazenda mais longevo da história, Guido Mantega esteve por trás de medidas “polêmicas” e, digamos, não tão exitosas na Era Petista que culminaram na maior recessão da história do Brasil. Ele assumiu como ministro da Fazenda em 2005, durante o governo Lula, após o escândalo do mensalão, que derrubou o então Ministro Palocci, e ficou até o fim do primeiro mandato de Dilma, em dezembro de 2014. E veja também: O mercado já é “Bolsonarista” na Globo News. Clique AQUI para ver.