Ministério da Educação registra progresso na alfabetização de crianças em 2022

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De março a agosto deste ano, o Ministério da Educação (MEC) registrou um salto significativo de aprendizagem no ciclo de alfabetização entre estudantes do 1º e 2º anos do ensino fundamental em língua portuguesa.

O MEC divulgou, nessa terça-feira (18), os resultados da segunda avaliação formativa, medida que integra uma das ações propostas pela Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. As avaliações dos estudantes são realizadas por meio da Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas do MEC.

Entre os estudantes do 1º ano do ensino fundamental, o aumento foi de 30% na proficiência média em língua portuguesa. Ou seja, em março de 2022, os estudantes atingiram uma média de 137 pontos. Já em agosto, foram 179 pontos. Isso significa que, os estudantes do 1º ano apresentaram um desempenho esperado para estudantes do 3º ano.

Entre os alunos do 2º ano do ensino fundamental, o registro foi de uma média de 154 pontos em março para 178 pontos em agosto, um salto de 15,5% na proficiência em língua portuguesa.

O ministro da Educação, Victor Godoy, participou da abertura do evento de apresentação que contou com a presença dos secretários de Alfabetização e da Educação Básica do MEC, Carlos Nadalim e Mauro Rabelo. Além das apresentações dos dados da segunda avaliação formativa, a partir desta terça-feira (18), o MEC dá início à terceira fase. Os cadernos de testes com os estudantes também já estão disponíveis na plataforma.

Durante as discussões desse ciclo, serão realizados encontros virtuais que ocorrerão semanalmente e seguirão até o final do mês de outubro apresentando ações que estão disponíveis para todas as redes e escolas brasileiras, no qual auxiliarão no processo de recuperação das aprendizagens.

Ciclos de avaliações
Em cumprimento ao esforço para a recuperação das aprendizagens, o Ministério da Educação criou a Plataforma de Avaliações Diagnósticas e Formativas, em apoio às redes educacionais na retomada das aulas presenciais, no contexto da pandemia. A rede de ensino fundamental e médio pode utilizar a ferramenta para a implementação de avaliações, interpretação de resultados e disponibilização de infraestrutura tecnológica dimensionada para fortalecer o ensino no país.

As avaliações realizadas por meio da plataforma possibilitam a realização de diagnósticos quanto ao nível de aprendizagens de alunos que cursam os anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, bem como estudantes do ensino médio. Em 2022, foram disponibilizados quatro ciclos de avaliação, permitindo o acompanhamento do desempenho dos estudantes bimestralmente. E veja também: Cristina Graeml é afastada da Jovem Pan por receio de “censura”. Clique AQUI para ver.


Fonte: Ministério da Educação

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