O Ministério da Defesa informou em nota oficial, nesta segunda-feira (7) à noite, que encaminhará ao TSE o relatório sobre as urnas na próxima quarta-feira (9). O anúncio foi feito pelo Telegram e compartilhado no perfil oficial da pasta no Twitter.
“O Ministério da Defesa informa que, no próximo dia 9 de novembro, quarta-feira, será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o relatório do trabalho de fiscalização do sistema eletrônico de votação, realizado pela equipe de técnicos militares das Forças Armadas”.
As Forças Armadas foram convidadas pelo TSE a integrar a Comissão da Transparência das Eleições (CTE) em 2021. A Comissão foi criada por meio da Portaria TSE nº 578/2021 pelo ministro Luís Roberto Barroso, que antecedeu o ministro Edson Fachin na Presidência da Corte Eleitoral, como um colegiado múltiplo visando aumentar o diálogo com diversas instituições públicas e segmentos sociais para o aprimoramento do processo eleitoral.
A CTE é composta por representantes de instituições e órgãos públicos, especialistas em tecnologia da informação, integrantes da sociedade civil e das Forças Armadas.