O presidente da Argentina, Javier Milei, chamou Luiz Inácio Lula da Silva de “perfeito dinossauro idiota” nesta terça-feira (2), em uma publicação no X, na qual teceu uma série de críticas ao líder petista. As críticas abordaram temas como a ação contra o governo da Bolívia na semana passada e a eleição presidencial argentina do ano passado.
“Se tivéssemos seguido os conselhos desse grande dinossauro idiota, já teríamos perdido”, escreveu Milei no X. Em uma nova escalada das tensões entre os dois presidentes, Milei voltou a classificar a denúncia de golpe de Estado na Bolívia, em 26 de junho, como uma “fraude”, acusando Lula de não admitir seu erro ao condenar a ação militar e expondo sua “estupidez”.
Milei também acusou o presidente brasileiro de interferir na eleição presidencial argentina do ano passado, na qual ele, Milei, superou o candidato governista, Sergio Massa, no segundo turno. Massa e o ex-presidente argentino, Alberto Fernández, eram próximos de Lula.
“Depois das agressões de Lula, especialmente sua forte interferência na campanha eleitoral e apoio sólido à campanha mais suja da história, ele se queixa porque respondo com a verdade”, afirmou Milei. O líder argentino também voltou a desqualificar Lula, mencionando sua prisão e chamando-o de “comunista”.
O Palácio do Planalto declarou que não comentará as declarações de Milei, enquanto o Ministério das Relações Exteriores não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. As trocas de farpas entre Milei e Lula têm sido frequentes desde a campanha presidencial argentina do ano passado, quando Milei, ainda candidato, chamou Lula de “corrupto” e “comunista raivoso”. Após vencer a eleição, Milei chegou a enviar uma carta ao governo brasileiro na tentativa de amenizar as tensões entre os dois líderes e convidou Lula para sua cerimônia de posse, mas o presidente brasileiro não compareceu.
Por outro lado, o ex-presidente Jair Bolsonaro, também convidado, prestigiou a posse de Milei. Além disso, o porta-voz de Milei anunciou que o líder argentino não participará da próxima reunião de cúpula do bloco sul-americano, marcada para a semana que vem, em Assunção, capital do Paraguai.
Milei tem uma viagem programada para o Brasil neste fim de semana e, segundo seu porta-voz, não se encontrará com Lula. No entanto, ele deixou em aberto a possibilidade de se reunir com o ex-presidente Jair Bolsonaro, um aliado de Milei e adversário de Lula. E mais: Governo Lula pagará R$ 1,4 bi por dia em emendas esta semana para cumprir acordo com Congresso. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: UOL)
EL PERFECTO DINOSAURIO IDIOTA
1. Se come la curva en el caso Bolivia y me critica por no declarar de modo inmediato;
2. Se conoce el fraude montado en Bolivia y el perfecto idiota, en lugar de aceptar su error me critica por dejar su estupidez a la vista;
3. Luego de las…— Javier Milei (@JMilei) July 2, 2024