Milei quer tornar emissão de moeda um “crime contra a humanidade”

direitaonline



O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou na sexta-feira (22 de junho de 2024) um projeto de lei que considera a emissão de moeda um crime contra a humanidade. A declaração ocorreu durante um evento em Madri, na Espanha.

“A torneira fiscal está fechada, a torneira financeira está fechada, a torneira externa está fechada. Não apenas para um sistema de livre concorrência monetária, mas também vamos declarar a emissão de dinheiro um crime contra a humanidade”, afirmou Milei.

Ele complementou: “Se emitirem dinheiro, serão presos o presidente da nação, o ministro da Economia, o presidente do Banco Central, toda a diretoria e os deputados e senadores que aprovarem essas medidas”. Assista a seguir!

 

A emissão de moeda causa inflação porque aumenta a quantidade de dinheiro em circulação sem um correspondente aumento na produção de bens e serviços. Isso leva a um excesso de demanda, elevando os preços.

Por exemplo, se o governo imprime mais dinheiro para pagar dívidas, as pessoas terão mais dinheiro para gastar, mas se a produção de bens não aumentar, os preços subirão. Um exemplo clássico é a hiperinflação na Alemanha nos anos 1920, onde a emissão massiva de moeda levou a preços descontroladamente altos.

Durante o evento, Milei também defendeu sua política de redução do Estado. “Aprovar um orçamento com déficit fiscal é profundamente imoral, pois é pagar a festa de hoje com impostos futuros. Vão ter que me matar, vão ter que me tirar da Casa Rosada [sede do governo argentino] para que haja déficit fiscal”, declarou. O presidente argumentou que os planos “anti-pobreza geram mais pobreza”, contrariando as políticas assistenciais.

“O nosso objetivo não é dar peixe às pessoas, mas ensiná-las a pescar, ensiná-las a ser empreendedoras e, se possível, a ter a sua própria empresa de pesca”, disse. Este discurso ocorreu um dia após Milei convocar os governadores da Argentina a assinarem o “Pacto de Maio” em 9 de julho. Este pacto nacional visa incentivar a iniciativa privada e reduzir a intervenção do Estado como uma maneira de aliviar as finanças públicas.

Milei desembarcou na Espanha ontem (21) para receber um prêmio do Instituto Juan de Mariana por sua “defesa exemplar das ideias de liberdade”. Ao chegar a Madri, Milei foi saudado por uma pequena multidão com gritos de “Liberdade, liberdade” e “Milei querido, a Espanha está contigo”. Assista abaixo! (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Poder360)

 

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Número de trabalhadores sindicalizados é o menor desde 2012

A sindicalização segue perdendo força entre os trabalhadores do país. Em 2023, apenas 8,4% dos 100,7 milhões de ocupados eram associados a sindicato, o equivalente a 8,4 milhões de pessoas. O número representa uma queda de 7,8%, ou de 713 mil pessoas, em relação ao ano anterior, quando havia 9,1 […]