O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou na última terça-feira (10) que sua equipe econômica está prestes a concluir uma reforma tributária que reduzirá em até 90% os impostos nacionais em 2025. Clique AQUI e APOIE nosso trabalho.
A declaração foi feita durante seu discurso de comemoração de um ano à frente do governo argentino, destacando seu compromisso com uma agenda ultraliberal.
“Minha equipe está finalizando, nos próximos dias, uma reforma tributária estrutural que diminuirá em 90% a carga de impostos nacionais e devolverá às províncias a autonomia fiscal que elas nunca deveriam ter perdido”, afirmou Milei.
Ele também prometeu uma intensa competição fiscal entre as províncias, com o objetivo de atrair mais investimentos para o país. “Assim, no próximo ano, veremos uma verdadeira competição fiscal entre as províncias, para ver quem atrai mais investimentos”, completou.
Além dessa reforma, Milei revelou que sua administração apresentará uma série de outras mudanças estruturais em 2025, incluindo uma reforma tributária mais ampla, uma revisão previdenciária, mudanças trabalhistas, políticas de segurança nacional e até uma reforma política. “Vamos colocar sobre a mesa uma agenda de reformas profundas”, disse o presidente argentino.
Uma das promessas de Milei, que continua a ser uma das mais polêmicas, é a extinção do Banco Central da República Argentina (BCRA). O presidente reiterou que a medida visa combater a inflação crônica do país e permitir que os cidadãos escolham livremente a moeda para transações cotidianas.
“Vamos avançar no processo de fechamento do Banco Central e anunciar um esquema de competição de moedas, para que todos os argentinos possam usar a moeda que quiserem em suas transações cotidianas”, explicou o presidente.
Milei também detalhou sua estratégia para a recuperação econômica, que inclui romper com as atuais limitações no comércio exterior. Ele pretende eliminar barreiras tarifárias dentro do Mercosul, permitindo maior liberdade para importações e exportações.
O presidente anunciou, ainda, a intenção de negociar um tratado de livre comércio com os Estados Unidos, lembrando que um acordo similar foi discutido na década de 2000, mas nunca concretizado. “Imagine o que poderíamos ter crescido nessas duas décadas se tivéssemos negociado com a maior potência mundial”, refletiu Milei em seu discurso. E mais: Governo Lula atrasa auxílio-gás de dezembro para mais de 5 milhões de família. Clique AQUI para ver. Clique AQUI e APOIE nosso trabalho. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: G1)
🚨URGENTE – Milei anuncia redução de 90% em impostos nacionais e cria competição para ver quais estados irão atrair mais investimentos!
“Minha equipe está preparando para os próximos dias uma reforma tributária que reduzirá os impostos em 90%!” pic.twitter.com/49wYFfIw9h
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) December 11, 2024