Milei quer Argentina sem relações com China e diz que não se aproximará de Lula

direitaonline



O líder na corrida presidencial na Argentina, Javier Milei, quer congelar as relações de estado com a China e retirar a Argentina do Mercosul.

Em entrevista após sua vitória nas primárias no último domingo, o candidato libertário revelou detalhes sobre como pretende conduzir os assuntos da Argentina no cenário mundial, caso seja eleito.

“As pessoas não são livres na China, não podem fazer o que querem e, quando o fazem, são mortas”, disse ele à Bloomberg News na quarta-feira (16), referindo-se ao governo de Pequim. “Você faria comércio com um assassino?”.

Ele colocou a China comunista na mesma categoria do maior o Brasil, hoje o maior parceiro comercial da Argentina.

Ele esclareceu que cabe ao setor privado decidir se mantém relações comerciais com a China e outros países cujos líderes ele repudia.

“Não tenho que me envolver, mas não vou promover laços com quem não respeita a liberdade – disse, acrescentando que respeitaria os acordos já assinados na Argentina por empresas chinesas, que incluem um contrato para construir represas na Patagônia e um acordo para instalar uma usina nuclear.

Milei colocou Lula (PT); Andrés Manuel López Obrador, do México; Gabriel Boric, do Chile; e Gustavo Petro, da Colômbia, os líderes de esquerda das principais economias da América Latina, no mesmo balaio. Questionado sobre como seria sua relação com eles, disse: “Não tenho parceiros socialistas”.

O libertário argentino ainda classificou o Mercosul como uma união aduaneira de má qualidade que cria distorções comerciais e prejudica seus membros.

Milei também criticou o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, a quem chamou de “ditador”, assim como os governos da Nicarágua, Cuba, Coreia do Norte e Rússia. Questionado a respeito de “se aproximar” de Lula, Milei foi categórico: “no”.

 

E veja também: PF prende alto escalão da PM de Brasília por “omissão” no 8 de Janeiro. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: AO Globo
Foto: reprodução redes sociais

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Moraes autoriza quebra de sigilo bancário de Bolsonaro e Michelle

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nessa quinta-feira (17) a quebra do sigilo bancário e fiscal do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A medida foi solicitada na semana passada pela Polícia Federal (PF) no âmbito da investigação da ‘Operação Lucas 12:2’, que […]