O Mercosul não autorizou o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky, a discursar na cúpula do bloco, marcada para o próximo dia 21, em Assunção, no Paraguai. Zelensky manifestou interesse em participar da cúpula no início deste mês, para, segundo ele, informar os líderes do bloco sobre a situação na Ucrânia.
A informação foi dada nesta quarta-feira (20) pelo vice-chanceler paraguaio, Raúl Cano, em entrevista coletiva sobre a cúpula. Segundo Cano, a decisão foi tomada após uma consulta aos países do bloco.
Segundo o portal UOL, o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, disse que iria consultar Brasil, Argentina e Uruguai sobre o pedido do presidente ucraniano. Na coletiva, Cano afirmou que “não houve consenso sobre o pedido”.
Globo
Cerca de apenas 24 horas depois de falar ao telefone com o presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, criticou a “neutralidade” do líder brasileiro diante da invasão de seu país pela Rússia em entrevista à Rede Globo. Ele exigiu uma posição brasileira e comparando a atitude do presidente com a de líderes que permaneceram neutros durante o início da Segunda Guerra Mundial. Clique AQUI para ver.