Luiz Inácio Lula da Silva (PT) felicitou Donald Trump pela sua posse para um segundo mandato como presidente dos Estados Unidos. A mensagem de Lula era aguardada após declarações dele sobre Trump antes das eleições.
Em uma mensagem divulgada no X (antigo Twitter), Lula afirmou: “Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas, como o comércio, a ciência, a educação e a cultura. Estou certo de que podemos seguir avançando nessas e outras parcerias. Desejo ao presidente Trump um mandato exitoso, que contribua para a prosperidade e o bem-estar do povo dos Estados Unidos e um mundo mais justo e pacífico.”
Em nome do governo brasileiro, cumprimento o presidente Donald Trump pela sua posse. As relações entre o Brasil e os EUA são marcadas por uma trajetória de cooperação, fundamentada no respeito mútuo e em uma amizade histórica. Nossos países nutrem fortes laços em diversas áreas,…
— Lula (@LulaOficial) January 20, 2025
Apesar das felicitações formais, Lula demonstrou preocupação com o impacto da gestão anterior de Trump sobre a democracia norte-americana. Em uma entrevista recente ao canal francês TF1, ele comentou sobre o cenário político dos EUA e expressou apoio à ex-vice-presidente Kamala Harris em uma eventual eleição futura.
“A democracia, para mim, é o espelho fiel de um sistema político que permite os contrários, permite os antagônicos, a disputa civilizada entre a humanidade na discussão de ideias. Então, eu acho que a Kamala Harris ganhando as eleições é muito mais seguro de a gente fortalecer a democracia nos EUA. É muito mais seguro. Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do seu mandato, fazendo aquele ataque ao Capitólio. Uma coisa que era impensável de acontecer nos EUA, porque os EUA se apresentavam ao mundo como um modelo de democracia. E esse modelo ruiu”, declarou Lula.
O posicionamento reflete as divergências em relação ao legado do governo Trump, mesmo com a cordialidade institucional entre os dois países. E mais: Nikolas Ferreira recebe convite para ‘Baile da Liberdade’ com presença de Donald Trump. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: O Globo)