Durante uma reforma no Farol de Corsewall, localizado em Kirkcolm, no sudoeste da Escócia, uma equipe de trabalhadores encontrou uma mensagem escrita há mais de um século.
A descoberta ocorreu quando Ross Russell, engenheiro mecânico responsável pela reforma, notou uma cavidade na parede da antiga estrutura e encontrou uma garrafa de vidro com um bilhete em seu interior.
A mensagem, datada de 4 de setembro de 1892, foi escrita à mão e detalhava o trabalho realizado no farol durante aquele período. Segundo o texto, os trabalhadores instalavam uma nova lente de Fresnel e uma lanterna no topo da torre.
“Esta lanterna foi erguida por James Wells Engineer, John Westwood Millwright, James Brodie Engineer e David Scott Labourer, da empresa James Milne & Son Engineers, Milton House Works, Edimburgo, durante os meses de maio a setembro e reacendida na quinta-feira à noite, 15 de setembro de 1892”, dizia o bilhete.
Além disso, a carta mencionava os nomes dos zeladores do farol na época: John Wilson, John B. Henderson e John Lockhart.
Barry Miller, atual faroleiro, descreveu o momento da leitura do bilhete como emocionante. “Estávamos tremendo, especialmente eu. Eu não conseguia manter minhas mãos paradas e li o bilhete para os outros”, disse ele.
Curiosamente, a reforma atual também envolvia a lente instalada em 1892, o que Miller descreveu como “uma comunicação direta deles para nós”.
Ross Russell destacou a importância histórica da descoberta: “Encontrar uma garrafa e um bilhete já seria incrível, mas encontrá-los dentro de um farol torna isso ainda mais especial. É uma conexão direta com o passado”.
O bilhete foi encontrado atrás de um armário removido durante a inspeção das vigas da torre. “Poderíamos facilmente ter perdido”, comentou Russell.
O Farol de Corsewall, administrado pelo Northern Lighthouse Board, é um dos mais de 200 faróis em operação na Escócia e na Ilha de Man. A descoberta do bilhete também trouxe uma conexão emocional para moradores locais, cujas famílias podem ter relação com os trabalhadores mencionados na carta. Veja abaixo fotos do caso e clique AQUI para ver vídeo quando os engenheiros encontraram o objeto. (Foto: reprodução vídeo e site oficial; Fonte: Folha de SP)