Mensagem de 132 anos é encontrada durante reforma de farol na Escócia

direitaonline



Durante uma reforma no Farol de Corsewall, localizado em Kirkcolm, no sudoeste da Escócia, uma equipe de trabalhadores encontrou uma mensagem escrita há mais de um século.

A descoberta ocorreu quando Ross Russell, engenheiro mecânico responsável pela reforma, notou uma cavidade na parede da antiga estrutura e encontrou uma garrafa de vidro com um bilhete em seu interior.



A mensagem, datada de 4 de setembro de 1892, foi escrita à mão e detalhava o trabalho realizado no farol durante aquele período. Segundo o texto, os trabalhadores instalavam uma nova lente de Fresnel e uma lanterna no topo da torre.



“Esta lanterna foi erguida por James Wells Engineer, John Westwood Millwright, James Brodie Engineer e David Scott Labourer, da empresa James Milne & Son Engineers, Milton House Works, Edimburgo, durante os meses de maio a setembro e reacendida na quinta-feira à noite, 15 de setembro de 1892”, dizia o bilhete.

Além disso, a carta mencionava os nomes dos zeladores do farol na época: John Wilson, John B. Henderson e John Lockhart.



Barry Miller, atual faroleiro, descreveu o momento da leitura do bilhete como emocionante. “Estávamos tremendo, especialmente eu. Eu não conseguia manter minhas mãos paradas e li o bilhete para os outros”, disse ele.

Curiosamente, a reforma atual também envolvia a lente instalada em 1892, o que Miller descreveu como “uma comunicação direta deles para nós”.



Ross Russell destacou a importância histórica da descoberta: “Encontrar uma garrafa e um bilhete já seria incrível, mas encontrá-los dentro de um farol torna isso ainda mais especial. É uma conexão direta com o passado”.

O bilhete foi encontrado atrás de um armário removido durante a inspeção das vigas da torre. “Poderíamos facilmente ter perdido”, comentou Russell.



O Farol de Corsewall, administrado pelo Northern Lighthouse Board, é um dos mais de 200 faróis em operação na Escócia e na Ilha de Man. A descoberta do bilhete também trouxe uma conexão emocional para moradores locais, cujas famílias podem ter relação com os trabalhadores mencionados na carta. Veja abaixo fotos do caso e clique AQUI para ver vídeo quando os engenheiros encontraram o objeto. (Foto: reprodução vídeo e site oficial; Fonte: Folha de SP)



Gostou? Compartilhe!
Next Post

Dólar ultrapassa 1.000 pesos na Argentina em meio a ajuste econômico

Pela primeira vez, o dólar norte-americano foi cotado a mais de 1.000 pesos no mercado oficial da Argentina. A marca histórica foi alcançada nesta terça-feira (19), refletindo uma desvalorização controlada da moeda local. A estratégia, implementada pelo banco central após decisão do presidente Javier Milei, estabelece um enfraquecimento gradual do […]