O memorial em homenagem a Ayrton Senna, localizado no autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, San Marino, foi alvo de atos de vandalismo em duas ocasiões neste mês de dezembro. As informações foram divulgadas pelo site especializado Fórmula Passion.
De acordo com o portal, os incidentes ocorreram nos dias 19 e 24, véspera de Natal, quando grupos de jovens, vindos de uma discoteca próxima ao local, invadiram o circuito e atearam fogo em bandeiras e cortinas deixadas por fãs em tributo ao piloto brasileiro. Apesar do ataque, a estátua que compõe o memorial não sofreu danos.
Em nota oficial, a administração de Ímola repudiou o ocorrido: “A administração municipal condena os danos causados aos objetos deixados no memorial de Ayrton Senna, que representam um importante patrimônio da cidade”. A nota ainda destacou o carinho e respeito dedicados à memória do tricampeão mundial de Fórmula 1, além de reforçar a conexão da cidade com o legado do piloto.
Como medida preventiva, o município decretou a proibição de entrada no memorial com garrafas e copos, além de restringir o consumo de álcool no local.
O monumento foi erguido após o trágico acidente que vitimou Ayrton Senna na curva Tamburello, em 1º de maio de 1994, durante o Grande Prêmio de San Marino. Aquele final de semana, que também registrou a morte do piloto austríaco Roland Ratzenberger, é lembrado como um dos mais sombrios da história da Fórmula 1.
Em 2024, completaram-se 30 anos do acidente de Senna, e diversas homenagens foram realizadas no circuito. Entre elas, destacaram-se uma corrida a pé organizada pelo ex-piloto Sebastian Vettel, um mural de mais de quatro metros de altura com a imagem de Senna e a exposição “Mágica. Ayrton Senna – Ímola 1994 – 2024”, no Museu San Domenico, com 94 fotografias em alusão ao ano de sua morte.
O memorial permanece um ponto de peregrinação para fãs e entusiastas do automobilismo, recebendo visitantes durante todo o ano e especialmente nos eventos de Fórmula 1 realizados no autódromo. E mais: Carla Zambelli pede investigação contra cunhado de Daniella Lima. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: Leo Dias)
🤮 Imagen de los actos vandálicos en el memorial de Senna en Imola durante la Nochebuena
👉 Los autores fueron unos jóvenes que entraron por la noche para beber alcohol antes de entrar en una discoteca de la zona.
👉 Quemaron cortinas y banderas.
[@FormulaPassion]#F1 pic.twitter.com/JbyD8HnhFs
— Fórmula Directa (@FormulaDirecta) December 29, 2024