Após apoiar Lula (PT) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL), Henrique Meirelles se mostrou hoje (10) pessimista com um governo petista. E evento promovido pelo BTG Pactual para clientes do banco ele disse que Lula estava sem falar sobre economia para não desagradar o mercado. “Hoje, começou a falar. Aí, ele começou a sinalizar uma direção à Dilma”, disse. As informações são do portal O Antagonista, divulgadas nesta quinta-feira.
Meirelles, que chegou a ser cotado para ocupar a Fazendo no novo ministério, criticou as falas de Lula nesta manhã a parlamentares e apoiadores. “Estou pessimista, não tenha dúvida”, afirmou. “Só posso dizer uma coisa a todos vocês: boa sorte”.
A bolsa de valores desabou e o dólar disparou após a fala de Lula hoje, em Brasília, em sua primeira visita à equipe de transição. “Por que as pessoas são levadas a sofrer por conta de garantir a tal da estabilidade fiscal neste país? Por que falam que é preciso cortar gastos, é preciso fazer superávit, teto de gastos? Por que as mesmas pessoas não discutem a questão social neste país?”, indagou. Clique AQUI para ver.
As falas desastrosas aliadas à PEC dos Bilhões para bancar as promessas de Lula durante a campanha desanimaram o mercado. A confirmação de Guido Mantega na equipe de transição também desmotivou. Com isso, a moeda americana terminou o dia em R$ 5,40 e o Ibovespa caiu 3,35% e perdeu o status dos 110 mil pontos.
E veja também: Discurso de Lula desmoraliza a transição e a ideia de coalizão, diz economista de Simone Tebet. Clique AQUI para ver.