O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 registrou o menor número de candidatos com nota máxima na redação em toda a sua história: somente 12 participantes alcançaram a pontuação de mil.
Desses, apenas um era aluno da rede pública. As informações foram divulgadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (13), em Brasília, para apresentar os resultados do exame.
O tema da redação deste ano foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Durante a coletiva, Santana afirmou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação da prova, fará um estudo detalhado dos resultados.
“Vamos procurar entender o que significa esse resultado e pensar em ações e políticas a partir dessa análise”, declarou o ministro.
Distribuição dos destaques
Entre os 12 estudantes com nota máxima, Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo registraram um candidato cada. Já os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais tiveram dois participantes com nota mil, sendo que, em Minas Gerais, um dos estudantes pertencia à rede pública de ensino.
Desempenho geral
A média das notas de redação dos participantes foi de 660 pontos, enquanto a média geral do exame, que considera as áreas de conhecimento e a redação, ficou em 546 pontos.
A divulgação dos resultados ressalta os desafios enfrentados pelo sistema educacional brasileiro, principalmente no que diz respeito ao desempenho de alunos da rede pública em relação à redação do Enem. O Inep agora deve avaliar estratégias para reverter esse cenário em edições futuras. E mais: Cármen Lúcia decide sobre vínculo entre motorista e empresa de transportes. Clique AQUI para ver. (Foto: MEC; Fonte: Terra)