Os senadores Marcos do Val (PODEMOS/ES) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) apresentaram, nessa semana, encaminharam requerimento de ‘voto de aplauso’ aos policiais legislativos pelo trabalho em ‘defesa da integridade do patrimônio público do Congresso Nacional’ contra as invasões aos 3 Poderes, em 8 de janeiro de 2023.
Além dos dois, também assinam a proposta o Senador Mecias de Jesus (REPUBLICANOS/RR), o Senador Izalci Lucas (PSDB/DF), a Senadora Daniella Ribeiro (PSD/PB), o Senador Alessandro Vieira (PSDB/SE), o Senador Wellington Fagundes (PL/MT), a Senadora Soraya Thronicke (UNIÃO/MS), o Senador Reguffe (S/Partido/DF), o Senador Acir Gurgacz (PDT/RO), o Senador Carlos Portinho (PL/RJ) e Senador Chico Rodrigues (UNIÃO/RR).
Em seu texto, a ementa diz: “requer Voto de Aplauso aos Policiais Legislativos pelo excelente trabalho em defesa da integridade do patrimônio público do Congresso Nacional, contra os ataques antidemocráticos aos Poderes da República, ocorrido em 08/01/2023”.
Segundo Marcos do Val, os estragos no Senado foram minimizados graças a atuação da Polícia Legislativa. “Então, eu queria deixar claro, fazer minhas menções honrosas aos policiais legislativos, em especial à polícia do Senado, que com apenas 40 homens conseguiu segurar e preservar aqui boa partes do Senado Federal’, disse Do Val em discurso na casa legislativa. Ele foi o primeiro signatário do requerimento apresentado, que agora aguarda despacho pela Mesa do Senado e será publicado na forma do regimento da Casa.
O ‘Voto de Louvor’ ou ‘Moção de Louvor’ é um ato simbólico pelo qual o político ou um órgão do legislativo pode se manifestar, oferecendo-o aos cidadãos, autoridades ou entidades públicas ou privadas. Também existe o voto de Aplauso, Congratulações, Pesar, Repúdio e Desagravo.
E veja também: Senado vai gastar R$ 818 mil para trocar carpete destruído. Clique AQUI para ver.
Fonte: Agência Senado
Foto: Agência Senado