A Mercedes-Benz anunciou ontem (21) que também vai dar férias coletivas para funcionários de fábricas do ABC Paulista e no interior do estado de São Paulo. A montadora alemã é a quinta a adotar essa medida nesta semana. Assim, colaboradores de algumas áreas das linhas produtivas de São Bernardo do Campo (SP) entram param durante o período de 03 de abril a 02 de maio de 2023.
A companhia justificou que a decisão foi adotada pela falta de componentes na indústria automotiva global e nacional e também para a adequação nos volumes de vendas do mercado de veículos comerciais. Ou seja, assim como as demais, as vendas desaquecidas geraram estoque acimada da média, o que obriga agora as montadoras a pararem a produção.
Não será uma interrupção total da produção, mas, segundo as montadoras, um momento para ‘adequar a produção à queda nas vendas’ no país. Por isso, desde 2ª feira, fábricas como Volkswagen, Hyundai, General Motors e Stelantis, dona de marcas como a Fiat, Peugeot e Citroen, anunciaram férias coletivas dos funcionários.
Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que janeiro de 2023 começou lento. Comparado ao mês anterior, houve queda de 34% nos emplacamentos de automóveis, veículos comerciais leves, caminhões e ônibus, ainda que o número seja 12% maior que o observado em janeiro de 2022.