A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou, no fim do mês passado, licença para importação de cerca de 20 mil toneladas de diesel da Rússia, o que indica possível chegada de novas cargas do combustível do país ao Brasil. As informações são do Diário do Comércio.
Segundo informação do ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, ao final de setembro, uma carga de cerca de 35 milhões de litros de diesel russo chegou ao porto de Santos; o ministro também projetou novas cargas chegando durante outubro.
As importações do petróleo da Rússia ocorrem como alternativa aos Estados Unidos, tradicional fornecedor aos brasileiros, mas que agora enfrentam concorrência de europeus em meio aos impactos da guerra na Ucrânia.
Ainda de acordo com o Diário do Comércio, o governo brasileiro intermediou em julho uma reunião entre pelo menos três exportadoras russas e distribuidoras de combustíveis para estimular os negócios para evitar desabastecimento no mercado brasileiro.
Em julho, o diretor de Comercialização e Logística da Petrobras, Cláudio Mastella, disse que a companhia não descartava a compra de diesel russo diante de cenário de aperto, mas que até então a empresa vinha optando pelos fornecedores tradicionais, como os EUA.
Desde agosto, com o início do período de maior demanda de diesel no Brasil, a reguladora ANP deferiu 20 licenças de importação para um total de 61,8 mil toneladas do combustível de origem russa para duas importadoras, segundo relatórios da ANP, o mais recente deles divulgado ontem. Clique AQUI para ler a reportagem completa no Diário do Comércio.