Os brasileiros estão responsabilizando diretamente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua gestão pelo aumento no custo dos alimentos e a consequente pressão sobre a economia familiar.
Segundo a pesquisa LatAm Pulse, realizada pela AtlasIntel para a Bloomberg News e divulgada nesta terça-feira (1º), três em cada quatro brasileiros afirmam que seus salários não acompanham a inflação. Além disso, 57% dos entrevistados acreditam que a escalada dos preços reflete um fracasso da política econômica do governo.
Embora a inflação seja um problema recorrente na América Latina, a situação representa um desafio ainda maior para Lula, que assumiu o Palácio do Planalto há mais de dois anos prometendo melhorar as condições de vida da população mais carente. A alta nos preços dos alimentos e outros itens essenciais tem gerado insatisfação até entre seus apoiadores, enquanto o governo busca formas de minimizar os impactos econômicos.
O cenário se agravou no último mês, quando o índice de preços ao consumidor registrou o maior aumento mensal em três anos. Produtos como café e ovos tiveram reajustes superiores a 10%, elevando o custo de vida em todas as classes sociais. O levantamento aponta que 87% dos brasileiros estão “muito preocupados” com a inflação.
Esse cenário de insatisfação tem refletido na popularidade do presidente, cuja desaprovação subiu para 54% — um crescimento de 10 pontos percentuais desde abril de 2024, conforme os dados da pesquisa.
Diante da crise, o governo adotou medidas como a isenção de impostos sobre alimentos importados e benefícios fiscais para as famílias de baixa renda, na tentativa de amenizar o impacto sobre o orçamento dos consumidores.
A pesquisa da AtlasIntel ouviu 4.659 pessoas em todo o Brasil entre os dias 20 e 24 de março e apresenta uma margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos. E mais: MG: Zema recua de aumento no ICMS para compras internacionais. Clique AQUI para ver. (Foto: Palácio do Planalto; Fonte: Folha de SP)