Nesta quarta-feira (21), durante sabatinha no Senado com o advogado Cristiano Zanin, o senador Magno Malta (PL-ES) perguntou ao indicado de Lula ao STF se o petista foi “descondenado” pela Justiça. Assista abaixo!
Magno Malta: Lula foi descondenado? pic.twitter.com/mlAVuS5JTo
— Priscila 🇧🇷 (@Pri21ms) June 21, 2023
Zanin disse que Lula foi absolvido em diversas instâncias, em diferentes juízos e até no STF. O advogado também afirmou que o Supremo anulou processos em razão de uma falha estrutural, que era a “ausência de um julgamento imparcial, ausência de coleta de elementos e julgamento por um juiz imparcial”.
“O presidente Lula foi absolvido em diversas instâncias, em diferentes juízos e no STF. Também no STF foram anulados processos em razão de uma falha estrutural, que era a ausência de um julgamento imparcial, ausência de coleta de elementos e de julgamento por um juiz imparcial”.
“Se uma instância superior anula ou reforma uma decisão condenatória, o que prevalece é esse resultado. Esses processos talvez sequer deveriam ter existido. Esses processos talvez sequer deveriam ter existido”.
Ao fim de sua fala, Malta informou que vai votar contra a indicação de Cristiano Zanin sob o argumento de que o Supremo Tribunal Federal “não é lugar para advogado”. Assista novamente!
“Eu voto contra”, diz @MagnoMalta a Cristiano Zanin durante sabatina no Senado https://t.co/sH2KvdQFs3 pic.twitter.com/gsJrHUc6e4
— O Antagonista (@o_antagonista) June 21, 2023