Macron pressiona Brasil para convidá-lo a integrar ‘Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia’

direitaonline



O presidente da França, Emmanuel Macron, defendeu nessa segunda-feira (28) que a França integre a Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia (OTCA), que é a organização internacional intergovernamental, constituída por oito Países-Membros da América do Sul que possuem o bioma amazônico.

Na verdade, Macron, em seu discurso, praticamente intimou o Brasil e aceitá-lo na organização. Ele disse que a França ‘detém’ o bioma amazônico por meio da sua colônia na América do Sul, o que justificaria seu ingresso na organização.

“Somos uma potência amazônica através da Guiana. Gostaria que o Brasil e as potências da região pudessem aceitar nossa inscrição”, disse o presidente francês de forma incisiva.

O bloco é formado por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Já a Guiana Francesa, como é uma colônia e não um país independente, não faz parte da OTCA, Assista abaixo!

 

OTCA
A ‘Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia’ (OTCA) emergiu como resultado da assinatura do Tratado de Cooperação Amazônica, ocorrida em 3 de julho de 1978.

Os objetivos à época incluíam a salvaguarda ambiental e a utilização criteriosa dos recursos naturais amazônicos.

Em dezembro de 1995, os oito Países Membros decidiram instaurar a OTCA e em março de 2003, estabeleceram a Secretaria Permanente da OTCA, com o intuito de fortalecer e efetivar os propósitos delineados pelo Tratado.

A OTCA tem uma firme convicção de que a Amazônia representa uma reserva estratégica, sendo suas características singularmente valiosas, conferindo-lhe um lugar único e altamente diversificado no cenário global. Um dos princípios primordiais da OTCA é estimular um desenvolvimento harmonioso na Amazônia, por intermédio da coordenação, desenvolvimento, promoção e execução de programas, projetos e atividades. As esferas de atuação delimitadas pelos países associam-se intrinsecamente às riquezas presentes na Amazônia, e a necessidade de sua conservação e gestão abrangente.

Os principais focos da OTCA abrangem:
1. A preservação, conservação e gerenciamento sustentável das florestas e da biodiversidade.
2. A participação e integração de povos indígenas e comunidades tradicionais na administração de seus recursos e na proteção de seus saberes ancestrais.
3. A gestão unificada e uso responsável dos recursos hídricos enquanto ativo estratégico, abrangendo recursos hídricos transfronteiriços que constituem componentes essenciais dos ecossistemas e da sociedade, desempenhando papel vital em todas as áreas da atividade humana.
4. O aprimoramento da qualidade de vida das populações amazônicas, bem como a promoção de ações inclusivas que concorram para a melhoria da saúde na região.
5. O gerenciamento do conhecimento e a troca de informações.
6. Colaboração conjunta para enfrentar os impactos das mudanças climáticas na região.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor?
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fontes: Brasil 247
Foto: reprodução vídeo

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro perde R$ 30 mil em indenização do PC do B por não responder processo

Na última quinta-feira (24), foi encerrado um embate jurídico entre o então ex-deputado Jari Bolsonaro e o PC do B (Partido Comunista do Brasil). A sigla comunista se viu livre da obrigação de indenizar Bolsonaro (PL) em R$ 30.000, após o processo ter transitado em julgado. A origem dessa batalha […]