O presidente da França, Emmanuel Macron, defendeu nessa segunda-feira (28) que a França integre a Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia (OTCA), que é a organização internacional intergovernamental, constituída por oito Países-Membros da América do Sul que possuem o bioma amazônico.
Na verdade, Macron, em seu discurso, praticamente intimou o Brasil e aceitá-lo na organização. Ele disse que a França ‘detém’ o bioma amazônico por meio da sua colônia na América do Sul, o que justificaria seu ingresso na organização.
“Somos uma potência amazônica através da Guiana. Gostaria que o Brasil e as potências da região pudessem aceitar nossa inscrição”, disse o presidente francês de forma incisiva.
O bloco é formado por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Já a Guiana Francesa, como é uma colônia e não um país independente, não faz parte da OTCA, Assista abaixo!
Macron pressiona Brasil para integrar Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia.
“Somos uma potência amazônica através da Guiana. Gostaria que o Brasil e as potências da região pudessem aceitar nossa inscrição”, disse o presidente francês nesta segunda-feira (28).
(Via:… pic.twitter.com/uwj5q4OdOU
— Metrópoles (@Metropoles) August 28, 2023
OTCA
A ‘Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia’ (OTCA) emergiu como resultado da assinatura do Tratado de Cooperação Amazônica, ocorrida em 3 de julho de 1978.
Os objetivos à época incluíam a salvaguarda ambiental e a utilização criteriosa dos recursos naturais amazônicos.
Em dezembro de 1995, os oito Países Membros decidiram instaurar a OTCA e em março de 2003, estabeleceram a Secretaria Permanente da OTCA, com o intuito de fortalecer e efetivar os propósitos delineados pelo Tratado.
A OTCA tem uma firme convicção de que a Amazônia representa uma reserva estratégica, sendo suas características singularmente valiosas, conferindo-lhe um lugar único e altamente diversificado no cenário global. Um dos princípios primordiais da OTCA é estimular um desenvolvimento harmonioso na Amazônia, por intermédio da coordenação, desenvolvimento, promoção e execução de programas, projetos e atividades. As esferas de atuação delimitadas pelos países associam-se intrinsecamente às riquezas presentes na Amazônia, e a necessidade de sua conservação e gestão abrangente.
Os principais focos da OTCA abrangem:
1. A preservação, conservação e gerenciamento sustentável das florestas e da biodiversidade.
2. A participação e integração de povos indígenas e comunidades tradicionais na administração de seus recursos e na proteção de seus saberes ancestrais.
3. A gestão unificada e uso responsável dos recursos hídricos enquanto ativo estratégico, abrangendo recursos hídricos transfronteiriços que constituem componentes essenciais dos ecossistemas e da sociedade, desempenhando papel vital em todas as áreas da atividade humana.
4. O aprimoramento da qualidade de vida das populações amazônicas, bem como a promoção de ações inclusivas que concorram para a melhoria da saúde na região.
5. O gerenciamento do conhecimento e a troca de informações.
6. Colaboração conjunta para enfrentar os impactos das mudanças climáticas na região.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor?
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander