Nesta segunda-feira (5), ao chegar ao Palácio de La Moneda, em Santiago, no Chile, Lula (PT) foi recebido com vaias; também foi possível ouvir aplausos e um grito de ‘Viva Lula’, mas as vaias foram mais fortes. (Assista ao fim da reportagem) A sede do governo chileno, localizada no centro da capital, é cercada por monumentos históricos e turistas, incluindo muitos brasileiros.
Durante a cerimônia oficial de oferenda de flores, um ritual típico para chefes de estado, o anúncio da presença de Lula foi recebido com vaias pelos presentes nos arredores do palácio. Imagens registradas pela EBC e pela mídia estatal chilena mostraram manifestantes contrários ao presidente brasileiro expressando seu descontentamento de forma veemente.
Esta é a primeira visita de Lula ao Chile como presidente em 20 anos. Ele chegou ao país na noite de domingo para uma visita de estado, cujo objetivo principal é ampliar parcerias comerciais e firmar acordos bilaterais. A visita ocorre em um contexto de crescente tensão na Venezuela e divergências entre Chile e Brasil sobre o tema.
Lula também enfrentou vaias ao chegar ao Palácio de La Moneda, onde foi recebido pelo presidente chileno Gabriel Boric. No entanto, desta vez, além das vaias, houve também manifestações de apoio. Veja a seguir! (Foto: Palácio do Planalto; Fonte: Folha de SP)
⏯️ Lula ouve vaias e manifestações de apoio durante visita ao Chile
Presidente foi vaiado, mas também ouviu manifestações a seu favor ao cumprir agendas na manhã desta segunda-feira (5/8) no Chile
Leia na coluna de @igorgadelham: https://t.co/TImJ3kkYQl pic.twitter.com/hleGwOUufv
— Metrópoles (@Metropoles) August 5, 2024
/center>