Brasília, 22 de setembro de 2023 – Lula (PT) recebeu hoje, no Palácio do Planalto, uma importante delegação do Partido Comunista da China, que se encontra em visita oficial ao Brasil.
Em uma reunião com Li Xi, membro do ‘Comitê Permanente do Politburo e Secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Comitê do Partido Comunista da China’, o petista reforçou o convite para que o presidente da China, Xi Jinping, visite o Brasil em 2024.
A visita de Xi Jinping em 2024 marcaria o 50º aniversário das relações diplomáticas entre o Brasil e a China, além dos 20 anos da criação da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban).
Para celebrar, ambos os países estão planejando uma série de eventos, e a visita do presidente chinês seria o ponto alto dessas comemorações.
Lula comentou sobre a reunião, afirmando: “Hoje recebi Li Xi, dirigente chinês que visita nosso país, sobre a relação entre Brasil e China, além de parcerias em infraestrutura, geração de energia e investimentos industriais.”
É relevante destacar que o presidente Xi Jinping tem evitado em grande parte as agendas diplomáticas internacionais este ano, mas sua presença é esperada em duas ocasiões no Brasil em 2024, se o convite de Lula for aceito.
Além da possível visita oficial, Xi Jinping poderá participar do próximo encontro de chefes de estado dos Brics, que está programado para acontecer no Rio de Janeiro.
O vice-presidente Geraldo Alckmin, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que preside a Cosban, já havia recebido ‘Li Xi’ e sua comitiva na quinta-feira (21), no Ministério das Relações Exteriores.
Durante o encontro, foram discutidas as relações entre os dois países e oportunidades para expandir ainda mais a parceria comercial, que já é a principal do Brasil desde 2009. E veja também: Superior Tribunal Militar condecora Rosa Weber, Nunes Marques e Pacheco. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander