Lula recebe chanceler de Putin

direitaonline



Lula (PT) recebeu nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, a pedido, no Palácio da Alvorada, o chanceler russo Sergey Lavrov.

Ele, que veio ao Brasil para a reunião do G20, conversou com o petista sobre temas da agenda bilateral, os debates ocorridos no G20 e “questões globais”. O assunto guerra Rússia x Ucrânia foi debatido no encontro que teve cerca de 1 hora. A agenda começou às 18h e terminou por volta das 19h.

Lavrov chegou na terça ao Rio, vindo de Havana, em Cuba, para o encontro dos chanceleres do bloco. Ele cumprimentou Lula pela organização da reunião de chanceleres no Rio de Janeiro e transmitiu mensagem do presidente Putin de “apoio à presidência brasileira do grupo”.

O chanceler reforçou o convite para a Cúpula dos BRICS, em outubro, na Rússia, e reiterou o apoio ao pleito do Brasil para ocupar assento permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Lula agradeceu pela manifestação de apoio ao Brasil e confirmou que irá à Rússia para a Cúpula dos BRICS. Ele reafirmou a “importância” de uma nova “governança global” para lidar com temas como inteligência artificial e as mudanças climáticas, segundo ele, “que não podem ser enfrentadas isoladamente”.

Lula falou sobre a necessidade de aprimorar os mecanismos de financiamento aos países em desenvolvimento.
No âmbito bilateral, o petista destacou os números da corrente de comércio que atingiu recorde histórico em 2023 e a necessidade de diversificar a pauta comercial.

O chanceler Lavrov expôs as posições da Rússia em relação ao conflito na Ucrânia, enquanto Lula reiterou a posição de que o Brasil continua “disposto a colaborar com os esforços em favor da paz”.

Esta é a segunda vez que Lula recebe Lavrov no atual mandato. Em abril do ano passado, o chanceler russo veio ao Brasil. Na ocasião, Lavrov afirmou que os dois países dividem uma “visão similar” sobre os acontecimentos globais, em referência indireta à guerra na Ucrânia.

O conflito completa dois anos neste sábado (24/2), data que marca a invasão das tropas russas ao território ucraniano. E mais: Lula indica juiz, e TRE do Paraná caminha para julgamento de Sergio Moro. Clique AQUI para ver. (Fonte e foto: Governo Federal)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Justiça tira Adélio Bispo de penitenciária e encaminha para tratamento em MG

A 5ª Vara Federal em Campo Grande determinou, em decisão publicada na quarta-feira (21) e divulgada ontem (22), que Adélio Bispo, autor da facada no então candidato à Presidência Jair Bolsonaro, em 2018, retorne a Minas Gerais, local de origem do seu processo. Atualmente, ele cumpre medida de segurança no […]