Lula (PT) concedeu entrevista ao Flow Podcast, nessa terça-feira (18), e, na sabatina, indicou que pretende regular as relações de trabalho entre aplicativos como Uber e Ifood e seus colaboradores. “Esses caras (colaboradores) têm de ter uma regulação. Têm de ter uma jornada de trabalho. Têm de ter descanso semanal remunerado”, disse ele. Assista abaixo!
Lula confirma agora no Flow que vai REGULAMENTAR profissões que se dão por aplicativo (Uber, iFood etc), com descanso remunerado, jornada diária e seguridade social. Ou seja, adeus! pic.twitter.com/doFl1kfiP6
— MarioFrias (@mfriasoficial) October 19, 2022
A estrutura de aplicativos como Uber e Ifood só funciona em equilíbrio entre preço x oferta justamente pela desregulamentação. Sem o peso da CLT, o trabalho dos entregadores e motoristas fica mais em conta para as empresas, fazendo com o que o serviço final fique mais barato para o consumidor.
Em caso de regulamentação no modelo petista, uma das possibilidades é que as empresas tenham de limitar o número de colaboradores cadastrados, deixando milhares deles desempregados em um primeiro momento. Depois, com a diminuição da oferta de entregadores e motoristas, os preços tendem a aumentar, o que acaba inviabilizando a proposta.