Na manhã dessa sexta-feira, 19 de janeiro, foi realizada a cerimônia de passagem de comando do Comando Militar do Nordeste (CMNE), do General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos para o General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro.
A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e contou com a presença de Lula (PT), do Ministro da da Defesa, José Múcio, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, do o prefeito do Recife, João Campos (PSB) e de Oficiais Generais do Exército, da Força Aérea e da Marinha, além de Autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos níveis Federal, Estadual e Municipal, dentre outros.
Ao chegar à cerimônia, Lula estava acompanhado pelo prefeito do Recife. Na quinta-feira (18), João Campos acompanhou Lula durante a agenda que anunciou a retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo Industrial e Portuário de Suape, a mesma refinaria que se tornou símbolo do ‘Petrolão’. Veja mais AQUI sobre a ampliação anunciada pelo governo petista.
A primeira atividade contou com a inauguração do retrato do General Vasconcellos, Comandante Sucedido, na Galeria dos Comandantes. Em seguida, foi realizada uma solenidade militar com a participação de tropas das Organizações Militares que compõem a Guarnição do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
Comandante Sucedido
O General Vasconcellos assumiu a função de Comandante Militar do Nordeste em 10 de abril de 2023. Ele deixa o Comando do CMNE para assumir a chefia do Comando Militar do Leste (CML), no Rio de Janeiro (RJ).
Novo comandante
O General Ribeiro foi promovido ao posto atual em 30 de novembro de 2023. Nascido em 29 de abril de 1964, na cidade do Rio de Janeiro, o novo comandante ingressou no Exército Brasileiro, em 26 de fevereiro de 1983, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia, na Academia Militar das Agulhas Negras, em 06 de dezembro de 1986. E veja também: Moraes citou Hitler e II Guerra Mundial para autorizar busca contra deputado. Clique AQUI para ver. (foto: Agência Brasil)