Durante um ato político em Araraquara, no interior de São Paulo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrentou críticas de um grupo de estudantes que participou do evento. O ato, promovido pelo próprio governo petista, marcou o anúncio de investimentos do ‘Programa de Aceleração do Crescimento’ (PAC) em obras de drenagem e urbanização na região.
Os estudantes, em coro, protestaram durante os discursos de várias autoridades, incluindo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes, e o ministro das Cidades, Jader Filho. O grupo entoou: “Ô Lula, preste atenção e negocia com a Educação”, seguido por “E o orçamento das federais?”.
Os protestos ocorreram no Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR) e chamaram a atenção dos presentes e das autoridades. As manifestações refletem uma crescente insatisfação entre os estudantes com relação ao financiamento e aos recursos destinados às universidades federais.
Eles cobraram de Lula uma resposta à greve de professores nas Universidades e Institutos Federais. Os profissionais exigem aumento salarial ainda este ano. O governo já prometeu reajustes a partir de 2025 e aumento na Vale Alimentação, passando de R$ 600 para R$ 1 mil, aproximadamente. Tudo foi recusado. Assista abaixo!
Lula ouve coro com críticas de estudantes em evento no interior de SP. “Negocia com a educação”.
Em greve, professores e funcionários da UFSCar e do IFSP se manifestaram durante o discurso da Ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Leia: https://t.co/h6HRyplcN2 pic.twitter.com/VIL7ztjKOJ
— Metrópoles (@Metropoles) May 24, 2024