Neste domingo (3), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma nova bateria de exames no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Duas semanas atrás, Lula sofreu uma queda em casa, que resultou em um traumatismo craniano, sangramento cerebral e um corte na região da nuca.
De acordo com o boletim médico divulgado neste domingo e assinado pelos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, o presidente passou por exames de imagem, que mostraram estabilidade em comparação aos resultados anteriores.
O relatório informa que Lula continua sem sintomas e que está liberado para manter suas atividades habituais. No entanto, ele será submetido a uma nova avaliação dentro de uma semana para garantir o progresso na recuperação.
Lula tem despachado do Palácio da Alvorada, sua residência oficial, e se desloca ao Palácio do Planalto apenas para compromissos ampliados, como cerimônias ou reuniões de maior relevância. As atualizações médicas têm ressaltado a recomendação de que o presidente permaneça em Brasília, restringindo viagens internacionais.
Desde o acidente, Lula cancelou compromissos fora do país, incluindo visitas à Rússia, Colômbia e Azerbaijão. A previsão é de que sua próxima viagem seja ao Rio de Janeiro, onde participará da cúpula do G20 em meados de novembro. O evento terá especial importância, já que o Brasil preside o grupo neste ano.
Na avaliação médica anterior, realizada na quinta-feira (31/10), os médicos afirmaram que “o presidente persiste sem quaisquer sintomas, devendo manter o acompanhamento clínico e realizar novo controle de imagem em três dias”. A equipe liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio segue monitorando a recuperação do presidente, que continua sob observação até a conclusão completa de seu quadro clínico.
Veja a íntegra do boletim médico de Lula neste domingo (3/11): “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje, 03/11/24, no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, para repetir exames de imagem. Permanece sem sintomas e o exame apresenta estabilidade em relação aos anteriores, devendo manter suas atividades habituais. Uma nova avaliação ocorrerá em uma semana, com a continuidade apenas do acompanhamento clínico. Ele permanece sob os cuidados da equipe médica, liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio.”. E mais: Dória envia carta a Lula em busca de reconciliação: ‘Queria ter a chance de dizer que errei’. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Metrópoles)