Segundo reportagem do portal de notícias do jornal O Estado de São Paulo, nessa quinta-feira (5), Lula (PT) vai ressuscitar o velho PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que foi iniciado em seu segundo mandato e acabou projetando Dilma Roussef para sucedê-lo à presidência. Dilma ainda acabou ganhando o apelido de ‘mãe do PAC’ pelo projeto.
Dessa vez, o ministro-chefe da Casa Civil de Lula, Rui Costa, será o responsável por estruturar um plano de retomada das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “O ministro já discute com assessores como será o desenho do novo PAC. Ex-governador da Bahia, ele delegou à Subchefia de Articulação e Monitoramento a missão de produzir um levantamento de todas as obras paradas que estão inscritas no programa. Na prática, Costa já definiu alguns objetivos nessa área, que deve reativar construções inacabadas, além de erguer creches e moradias populares pelo programa Minha Casa, Minha Vida”, diz o Estadão.
Apesar do nome, “Aceleração do Crescimento”, um levantamento produzido em 2016 pela Inter.B Consultoria mostrou que só 16,8% das 29 mil obras anunciadas para os dois primeiros períodos do plano, de 2007 a 2010 e de 2011 a 2014, foram concluídas no prazo.
Ainda de acordo com a reportagem, “embora a cifra de recursos do novo programa ainda não tenha sido definida, os ministros do governo Lula já se preparam para ter reuniões com o “pai do PAC” e garantir que parte do dinheiro seja destinado às prioridades de suas respectivas pastas”.
E veja também: Tarcísio recusa sobre câmeras. Clique AQUI para ver.