Lula fala em criar ‘nova ordem mundial’

direitaonline



Na 37ª Cúpula da União Africana, realizada em Adis Abeba, capital da Etiópia, neste sábado (17.fev.2024), Luiz Inácio Lula da Silva fez um discurso enfatizando a importância do “Sul Global” na resolução Do que ele chama de crises globais emergentes.

Ele defendeu a criação de uma “nova ordem mundial” que seja mais justa e capaz de enfrentar os desafios contemporâneos. Lula ressaltou os laços entre o Brasil e o continente africano, enfatizando a necessidade de encontrar caminhos próprios na nova ordem internacional que se delineia, segundo ele. Para Lula, “a multipolaridade é um componente inexorável e bem-vindo ao século 21”.

O petista destacou que o “Sul Global” é fundamental para enfrentar as principais crises globais, decorrentes de um modelo econômico (na visão dele) concentrador de riquezas, que afeta principalmente os mais pobres e os imigrantes.
Ele rejeitou a ideia de que a “extrema-direita racista e xenófoba” ofereça uma alternativa viável às desigualdades geradas pela ‘globalização neoliberal’ (como se globalização fosse um problema, e não a solução).

Lula enfatizou que o desenvolvimento não pode continuar sendo um privilégio de poucos e que é necessário buscar uma abordagem mais ‘inclusiva’ e ‘equitativa’ para a governança global.

Lula também afirmou que a consolidação do Brics “como principal espaço de articulação dos países emergentes” é um “avanço inegável” da nova ordem multipolar. Segundo ele, os países emergentes são essenciais para a “abertura de um novo ciclo de expansão mundial” que combine crescimento, redução de desigualdades e preservação ambiental. Assista abaixo!

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Dengue: Brasil registra 94 mortes pela doença; 384 estão sob investigação

O Ministério da Saúde informou que 94 pessoas morreram em decorrência da dengue no país. O avanço da doença fez a Prefeitura de Belo Horizonte decretar situação de emergência. Há 381 mortes em investigação, informou o ministério. Os dados da pasta são referentes até ontem à tarde e fazem parte […]