Lula e Milei trocam cumprimentos frios na abertura do G20 no Rio

direitaonline



Luiz Inácio Lula da Silva e o líder argentino, Javier Milei, protagonizaram uma troca de cumprimentos marcada pela formalidade e frieza durante a chegada à cúpula do G20, nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro. Adversários políticos, ambos evitaram gestos mais calorosos, como abraços ou sorrisos. Assista abaixo!



O contraste ficou evidente em relação ao tratamento de Lula a outros líderes internacionais, como Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, Emmanuel Macron, da França, e Giorgia Meloni, da Itália. Apesar de também ser uma rival ideológica de Lula, Meloni mantém uma relação cordial com o presidente brasileiro.

 

Nos bastidores, diplomatas do Brasil demonstraram preocupação com a postura de Milei, que poderia, segundo eles, agir como representante informal do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, dificultando as negociações para o fechamento do texto final da cúpula.

Lula abriu oficialmente o evento às 11h05 desta segunda-feira. A cúpula reúne líderes das 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e da União Africana. Embora não tenha caráter legislativo, o G20 busca estabelecer compromissos sobre políticas econômicas, sociais e de governança.



Com a presidência rotativa do grupo, o Brasil lidera o bloco em 2024, sucedendo a Índia e antecedendo a África do Sul, que assumirá em 2025. Entre os chefes de Estado presentes no evento estão Joe Biden (EUA), Xi Jinping (China), Keir Starmer (Reino Unido), Emmanuel Macron (França) e Giorgia Meloni (Itália). A ausência notável foi a do presidente russo, Vladimir Putin. E mais: Macron vai ao calçadão de Copacabana antes da cúpula do G20. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: G1)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação em 2024 com estouro da meta

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – passou de 4,62% para 4,64% este ano. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (18), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de […]