Lula (PT) levou Jorge Rodrigo Messias, o famoso “Bessias”, para o encontro que teve nesta quarta-feira (9) com Ministros do STF. As informações são do portal O Antagonista.
Para quem não se lembra (afinal, são tantos casos de corrupção na política brasileira), ele esteve no centro de um grampo telefônico envolvendo a ex-presidente Dilma Rousseff e Lula, já próximo ao impeachment em 2016.
Naquele ano, o então juiz Sérgio Moro retirou o sigilo de interceptações telefônicas de Lula. As conversas gravadas pela Polícia Federal incluíram diálogo com a então presidente Dilma Rousseff, que o havia escolhido como novo ministro chefe da Casa Civil.
No despacho em que liberou as gravações, Moro afirmou que, “pelo teor dos diálogos degravados, constata-se que o ex-Presidente já sabia ou pelo menos desconfiava de que estaria sendo interceptado pela Polícia Federal, comprometendo a espontaneidade e a credibilidade de diversos dos diálogos”.
Conversa com Dilma
Dilma: “Alô.”
Lula: “Alô.”
Dilma: “Lula, deixa eu te falar uma coisa.”
Lula: “Fala, querida. Ahn?”
Dilma: “Seguinte, eu tô mandando o ‘Bessias’ junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?!”
Lula: “Uhum. Tá bom, tá bom.”
Dilma: “Só isso, você espera aí que ele tá indo aí.”
Lula: “Tá bom, eu tô aqui, fico aguardando.”
Dilma: “Tá?!”
Lula: “Tá bom.”
Dilma: “Tchau.”
Lula: “Tchau, querida.”
Após a repercussão, o Supremo Tribunal Federal acabou anulando a nomeação de Lula, que tinha chegado a tomar posse na Casa Civil. Se tivesse seguido no cargo, seus inquéritos sairiam das mãos de Sérgio Moro e seguindo para o STF, foro adequado para quem tem cargo de ministro.
Encontro com Ministros
A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Rosa Weber, recebeu Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB) hoje (9) na Suprema Corte. Também estavam presentes os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luiz Fux, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Nunes Marques e André Mendonça.
Também participaram do encontro a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o senador Randolfe Rodrigues, o senador eleito Flávio Dino, o deputado federal Paulo Teixeira, o ex-ministro Aloizio Mercadante, os advogados Eugênio Aragão e Cristiano Zanin e o procurador da Fazenda Nacional Jorge Messias. A reunião durou cerca de 50 minutos.
Segundo nota oficial, os ministros apontaram “preocupações para o Brasil, como a necessidade de investimentos em educação e meio ambiente”. Lula, por sua vez, afirmou que atuará pela “reconstrução da união do Brasil”.
#VÍDEO: Na tarde desta quarta-feira (09), Lula (PT) se reuniu com ministros do STF em Brasília. Estavam presentes: Rosa Weber, Kassio Nunes, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Edson Fachin, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia pic.twitter.com/QAtTDOyMyg
— Gazeta Brasil (@SigaGazetaBR) November 9, 2022