Lula chama governadores da oposição de ‘ingratos’ e dispara: ‘vão pagar’ o que devem

direitaonline



Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reagiu nesta quinta-feira (16) às críticas feitas por governadores da oposição em relação aos vetos presidenciais ao projeto de renegociação das dívidas dos estados com a União. Durante evento no Palácio do Planalto, Lula afirmou que os estados devedores terão que honrar seus compromissos financeiros.

“Foi uma coisa extraordinária e os cinco governadores maiores, que mais devem, são ingratos”, declarou o presidente. Ele ainda reforçou que alguns gestores estaduais estão reclamando porque “não querem pagar” as dívidas, mas frisou: “A partir de agora, vão pagar”.



De acordo com estimativas do governo federal, o programa pode gerar uma perda de até R$ 106 bilhões nos próximos cinco anos, considerando a adesão de todos os estados devedores. O projeto, batizado de Propag (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados), oferece condições facilitadas, como descontos nos juros e parcelamento do saldo em até 30 anos. Além disso, foi criado um fundo para premiar estados que cumprirem seus compromissos financeiros.



Apesar das condições apresentadas, governadores como Cláudio Castro (PL-RJ), Eduardo Leite (PSDB-RS) e Romeu Zema (Novo-MG) criticaram os vetos ao texto, afirmando ao portal UOL que se tratam de um “duro golpe” contra os estados. Segundo eles, os valores que deixaram de ser liberados serviriam apenas para “sustentar privilégios e mordomias”. Assista abaixo!



Gostou? Compartilhe!
Next Post

Prefeito de cidade de SC pede ajuda para vítimas de enchentes na cidade

As fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde a madrugada desta quinta-feira (16) têm causado alagamentos generalizados e deixado diversas cidades em situação de emergência. Em Itapema, o prefeito Alexandre Xepa divulgou um vídeo nas redes sociais onde aparece com água até o peito, solicitando ajuda para o resgate de […]