Após reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), nesta terça-feira (2), Lula mandou liberar emendas parlamentares para a Câmara e para o Senado. As informações são do jornalista Gerson Camarotti, da Globo News.
“Lira alertou Lula de que ainda não haviam sido liberadas as emendas prometidas na aprovação da PEC da Transição, no fim do ano passado. O presidente da Câmara disse que cargos prometidos também ainda não foram preenchidos.”.
O encontro, que não estava na agenda de ambos, durou 45 minutos. De acordo com auxiliares do petista, a conversa foi a sós. Lira chegou ao Alvorada 9h15 e saiu 10h.
Nesse domingo, em entrevista ao O Globo, Lira criticou a atuação de Alexandre Padilha na articulação política do governo: “Um sujeito fino e educado, mas que tem tido dificuldades. Não tem se refletido em uma relação de satisfação boa. Talvez a turma precise descentralizar mais, confiar mais. Se você centraliza, prende muito. Há muita dificuldade, talvez pelo tempo que o PT passou fora do poder”, afirmou o presidente da Câmara.
Segundo o jornalista da Globo News, Lula entendeu que o governo se ‘desorganizou’ nesse ponto, mas que agora era preciso ‘consertar a falha’. As emendas totalizam R$ 6,5 bilhões para a Câmara e R$ 3,5 bilhões para o Senado.