Lula negou nesta 2ª feira (11) que o seu governo esteja estudando a criação de um “vale-carne”. A declaração do petista foi dada em entrevista ao programa SBT Brasil, do SBT. “Não existe essa bobagem de vale-carne. É uma bobagem”, declarou o petista, que disse ter rido “muito” quando viu a notícia que anunciava um estudo para a criação do benefício.
A fala de Lula faz referência à reportagem da CNN Brasil que atribui ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, à declaração de sobre o auxílio. À emissora, o ministro havia dito que o vale-carne está em “estudo”, mas com “grande chance de não dar certo”.
Na entrevista ao SBT, Lula contou outra versão. Segundo ele, na realidade, um cidadão entregou uma carta para Teixeira sugerindo o vale-carne. O ministro teria enviado a proposta à Casa Civil e dito para a imprensa que iria estudá-la.
“Na verdade, vai acontecer, é que nós precisamos baixar o preço da carne. E o preço já baixou. É importante lembrar que o preço já baixou. Não baixou do tanto que a gente queria, mas já baixou muito”, disse Lula.
Ainda de acordo com a CNN, a proposta de um “vale-carne” nasceu da sugestão de um grupo de pecuaristas do Mato Grosso do Sul, que apresentou o projeto a Teixeira ainda no ano passado.
A ideia, revelada inicialmente pelo jornal O Estado de S. Paulo, chegou a ser repassada a outras áreas do governo para avaliação.
De acordo com a emissora, a proposta foi vista no governo como uma tentativa dos pecuaristas de estimular as vendas no setor, que teve queda na demanda nos últimos anos. O valor sugerido pelos pecuaristas é de R$ 35.
A ideia, entretanto, traz à memória o fato de o presidente ter feito campanha prometendo que os brasileiros voltariam a comer picanha caso ele retornasse ao Palácio do Planalto. E mais: Incêndio atinge casas do novo presidente do União Brasil. Clique AQUI para ver.