Lula (PT) acha que o resultado do referendo que a Venezuela faz neste domingo (3) vai ser “obviamente aquilo que o Maduro quer”. O petista chegou a sorrir de tão óbvio que a votação na Venezuela é encomendada para entregar o resultado que o presidente do país vizinho quer.
“Obviamente, o referendo vai dar o que o Maduro quer porque…..é….é…..é um chamamento ao povo para aumentar aquilo que ele entende [ter direito]”, afirmou Lula, explicando que a área foi objeto de um acordo em 1966.
Apesar de defender uma solução diplomática, o Brasil vê com preocupação a tensão entre a Venezuela e a Guiana. O Ministério da Defesa informou que ampliou a presença de militares nas fronteiras com ambos países.
O petista disse que espera que Venezuela e Guiana tenham “bom senso” na disputa territorial da região de Essequibo, na Guiana. Entretanto, quem está ameaçando tomar mais da metade do outro país é o ditador venezuelano.
A Guiana até conseguiu uma vitória diplomática esta semana em um Conselho da ONU, que apontou que a Venezuela não tem o direito sequer de realizar a consulta pública. Membros do governo Maduro, porém, chegaram a mandar a Organização das Nações Unidas “enfiar o documento no paletó” em um vídeo divulgado nas redes sociais.
Para Lula, o que a América do Sul “não está precisando agora é de confusão”. “Se tem uma coisa que precisamos para crescer e melhorar a vida do nosso povo é a gente baixar o facho, trabalhar com muita disposição de melhorar a vida do povo e não ficar pensando em briga, não ficar inventando história. Então, espero que o bom sendo prevaleça do lado da Venezuela e da Guiana”, disse Lula.
“A humanidade deveria ter medo de guerra porque só faz guerra quando falta o bom senso, quando o poder da palavra se exauriu por fragilidade dos conversadores. Vale mais a pena uma conversa do que uma guerra”, acrescentou, dizendo também que tem medo de guerra e toda vez que vê imagens do conflito em Gaza imagina bombas caindo em sua cabeça. Assista abaixo!
IRRESPONSABILIDADE A UM NÍVEL ABSURDO!!
VENEZUELA X GUIANA | Lula diz que “provavelmente o referendo dará a Maduro o que ele quer” se referindo às ameaças do Ditador Comunista de invadir e anexar Essequibo cerca de 74% do território da Guiana.
Ele também igualou a Guiana (que… pic.twitter.com/vG56Z5S6hb— Maria P (@damadanoite14) December 3, 2023
E veja também: Neve ‘congela’ aviões no Aeroporto de Munique, na Alemanha. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander