Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ontem (13) à noite que o governo federal não tem “estrutura” para distribuir as doações enviadas para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul “na hora”.
“A gente não tem estrutura para arrecadar tudo na hora que as pessoas falam. É coisa do exterior, é coisa de cada Estado, cada um que junta um monte de coisa para doação. Ele acha que a gente tem a estrutura de pegar na mesma hora, no mesmo dia e distribuir”, declarou o chefe do Executivo durante a abertura da reunião ministerial para tratar de medidas para o Rio Grande do Sul.
O petista elogiou a quantidade de voluntários e de doações para ajudar as vítimas no Estado. Segundo ele, a arrecadação dos itens doados demanda infraestrutura para recolher e selecionar as doações, e analisar as necessidades e os locais para onde serão enviadas.
O petista disse ainda que, até o momento, muitos voluntários estão ajudando, mas que esses devem retornar às suas atividades normais em breve, e que caberá ao Estado dar vazão ao recebimento dos itens.
Na semana passada, o governo publicou portaria permitindo doações de outros países de produtos usados, seja de equipamentos ou bens de consumo. A medida tem duração de 30 dias e é restrita ao Rio Grande do Sul. Com a portaria, outros países podem doar roupas, equipamentos e máquinas para auxiliar na reconstrução do Estado. E mais: Para Lula, tragédia no Sul não se explica só pela chuva: “pessoas não cuidaram das comportas”. Clique AQUI para ver.